Starters (Destinos Interrompidos) e Enders – Lissa Price – Opinião (spoilers Free)

Lissa Price 

LissaPriceAuthorPhotosqsm

Estudou fotografia e escrita, mas o mundo acabou por ser o seu maior professor.

Andou com os elefantes no Botswana, nadou com pinguins nos Galápagos, viu o pôr do Sol num campo com duzentos nómadas em Gurajat na Índia. Foi cercada por centenas de búfalos-do-cabo na África do Sul e assistiu a um coro quase silencioso de uma centena de golfinhos selvagens na costa de Oahu. Dançou em cabanas de barro em casamentos na Índia e bebeu chá com a mais famosa personalidade viva no Kyoto.

Quando se sentou para escrever, percebeu que a mais surpreendente viagem estava dentro da sua cabeça.

Vive no sopé das colinas no Norte da Califórnia com o marido e os ocasionais veados.

Starters (Destinos Interrompidos, pela Planeta)

9788581631059.jpg.1000x1353_q85_crop th_72414cb6a57e756d13984d10339137c1_1367840808Capa_DestinosInterrompidos

Sinopse:
Venderia a sua juventude para sobreviver?
UMA RAPARIGA COM UMA TERRÍVEL ESCOLHA OS PAIS? MORTOS
O IRMÃO? DOENTE A SAÍDA? SER PAGA PARA SER OUTRA PESSOA EM QUEM PODE CONFIAR? NINGUÉM.
Callie tem dezasseis anos e vive com Tyler, o irmão mais novo, e Michael, um amigo, nos escombros da cidade de Los Angeles. Quando as Guerras dos Esporos rebentaram, matando todos aqueles que tinham mais de vinte anos e menos de sessenta, Callie perdeu os pais. Como muitos outros Iniciantes, teve de aprender a sobreviver, ocupando prédios desabitados, roubando água e alimentos, fugindo aos Inspectores e combatendo os Renegados. Para tirar Tyler das ruas e garantir ao irmão uma vida melhor, Callie só vê uma solução: oferecer a sua juventude à Destinos Primordiais, uma empresa misteriosa que aluga corpos adolescentes aos velhos Terminantes – seniores, com centenas de anos, que querem ser jovens outra vez. Tudo corre como previsto, até o neurochip que lhe colocaram na cabeça ava- riar. Callie acorda, de súbito, na vida da sua locatária, a viver numa luxuosa mansão, a guiar carros topo de gama e a sair com o neto de um senador.A vida quase parece um conto de fadas, até Callie descobrir que a sua locatária não quer apenas divertir-se e que, no mundo per- verso da Destinos Primordiais, a sobrevivência é apenas o começo.

Opinião:

Este é daqueles livros que quando o Gustavo me o ofereceu na Feira do Livro de Lisboa, eu agarrei e não parei enquanto não acabei.  Tinha acabado de ler os Hunger Games e este parecia-me assim tão semelhante em tanta coisa que fiquei completamente rendida. A Callie, personagem principal deste livro é de uma determinação e coragem que só lendo é que nos apercebemos da força da mesma. Gostei assim , imenso da escrita da Lissa, simples, de leitura fácil e sempre a aguçar-nos para lermos mais e mais.  Mais uma vez e como em quase todas as distopias que leio, fico com aquela sensação do “E se…?”. E se acontecesse connosco, e se tivéssemos que recorrer a todos os meios sem atingir fins para sobreviver? O livro acaba de uma forma que me deu vontade de o atirar contra a parede. Juro-vos literalmente contra a parede… Com uma vontade enorme de ler o seguimento, de perceber, de haver respostas às minhas questões! Esta é literalmente uma história de miudos e graúdos a tentarem sobreviver sem grande noção do que é que isso acarrata na vida de todos. Recomendo vivamente.

Enders (Ainda sem publicação em Portugal)

covers_286725

Sinopse:
Someone is after Starters like Callie and Michael—teens with chips in their brains. They want to experiment on anyone left over from Prime Destinations—Starters who can be controlled and manipulated. With the body bank destroyed, Callie no longer has to rent herself out to creepy Enders. But Enders can still get inside her mind and make her do things she doesn’t want to do. Like hurt someone she loves. Having the chip removed could save her life—but it could also silence the voice in her head that might belong to her father. Callie has flashes of her ex-renter Helena’s memories, too . . . and the Old Man is back, filling her with fear. Who is real and who is masquerading in a teen body?
No one is ever who they appear to be, not even the Old Man. Determined to find out who he really is and grasping at the hope of a normal life for herself and her younger brother, Callie is ready to fight for the truth. Even if it kills her.

Opinião:

Não me contive e assim que o livro foi lançado eu tive logo que o comprar. Não consegui mesmo esperar pela versão em português. Afinal já desde Junho de 2013 que andava a ansiar por respostas! Então preparem-se porque este segundo livro, além de nos retratar a nova vida da Callie após os acontecimentos passados, dá voltas e mais voltas que nos sentimos tontos logo nos primeiros capítulos e com vontade de ler sem parar. Como escrevi no Goodreads, adorei novamente este, li também conforme me foi possível, dei por mim a ter quase um ataque de nervos em pleno metropolitano aquando o final e depois… respostas. Não as obtive todas. Penso que ficou muito por dizer, muito por explicar. Fiquei um pouco desiludida porque depois da acção frenética de ambos os livros, o final pareceu-me curto, um pouco sem sabor. Não posso dizer que tenha sido previsivel, mas gostaria de ter visto um final diferente para a Callie, para o Michael e o Tyler. E para a nova personagem que surge neste livro que é determinante para toda a trama.  Quem gosta de Distopias, esta é um MUST-HAVE/READ sem dúvida nenhuma.

Recomendo também a leitura das short-stories, que li em formato digital:

  1. Portrait of a Starter: An Unhidden Story
  2. Portrait of a Marshal: The 2nd Unhidden Story
  3. Portrait of a Spore: The 3rd Unhidden Story
  4. Portrait of a Donor

Obrigado pela atenção dispensada e boas leituras!

Anúncios

Posted on 12 de Março de 2014, in Reviews. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: