Opinião – Quando o Cuco Chama – Robert Galbraith

285690_3_quando-o-cuco-chama-28092013031212

Logo_2_web

Sinopse
Quando uma jovem modelo, cheia de problemas na sua vida pessoal, cai de uma varanda coberta de neve em Mayfair, presume-se que tenha cometido suicídio. No entanto, o seu irmão tem dúvidas quanto a este trágico desfecho, e contrata os serviços do detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra – com sequelas físicas e psicológicas – e a sua vida está num caos. Este caso serve-lhe de tábua de salvação financeira, mas tem um custo pessoal…
Um policial envolvente e elegante, mergulhado na atmosfera de Londres. Quando o Cuco Chama é um livro notável, um romance policial clássico na tradição de P. D. James e de Ruth Rendell, que marca o início de uma série verdadeiramente singular escrita por Robert Galbraith, o pseudónimo de J.K. Rowling, autora da série Harry Potter e do romance Morte Súbita.

Críticas de imprensa
«Este é um livro excelente por direito próprio.»
Independent

«O enredo está muito bem urdido e é narrado com extremo rigor.»
The Guardian

«Deliciosamente fresco e divertido.»
The Daily Telegraph

«Admiravelmente bem escrito e com um enredo extraordinário… É uma leitura surpreendente, intensa e com muito sentido de humor…»
Daily Express

A minha opinião

Eu andava mortinha para ler este livro, participei em não sei quantos passatempos para o ganhar, mas não tive sorte nenhuma. O meu marido viu que eu queria mesmo e ofereceu-me no Natal. Entretanto andei a ler outras coisas e só peguei nele em inicio de Março. Foi assim como um amor à primeira vista. Nunca tinha lido nada da autora (não sou fã de Harry Potter) e tive uma agradável surpresa. Fui presenteada por um protagonista forte, carregado de descrições exactas e precisas de carácter e de aparência física, determinantes para toda a história.  Este Detective é aquele típico homem de feições fortes, abrutalhado, cuja sorte não existe na sua vida, mas com um coração generoso. Ex-militar com uma deficiência fruto do seu trabalho, ainda no rescaldo da saída de uma relação tempestuosa, conhece a doce e energética Robin, a sua secretária temporária que se torna companheira de aventuras. O caso, a morte da jovem modelo Lula Landry é recheado de mistério e reviravoltas. Somos introduzidos no Mundo da moda, da fama, do cinema e da extravagância e luxuria. Confesso que quase a chegar ao desfecho já calculava quem fosse o culpado, tornou-se um pouco previsível a certa altura, MAS, não da forma como eu julgava e não com os contornos que teve. Também quase a chegar ao final, e numa fase em que o Cormoran interroga uma jovem modelo amiga de Lula e anda com ela para trás e diante, aqui estão ambos lado a lado a viajar de carro e surge um diálogo que me fez dar uma gargalhada que se ouviu a milhas. Passo a citar:

Começa com o Strike a falar para a rapariga que está embriagada Q.B (até enviei isto por sms ao meu esposo, de tanto que me ri)

– Só tenho uma perna
– Não sejas tolo 
– Não estou a ser tolo, perdi-a numa explosão no Afeganistão
– Tadinho… sussurrou ela – eu massajo para ajudar a melhorar
– Pois… isso não é a minha perna… Mas está a ajudar….

Demais… contextualizando a coisa, imaginando a coisa, deixou-me mesmo muito muito divertida.

Em traços gerais gostei muito do livro, uma escrita fluída,  uma história leve, divertida, de leitura extremamente acessível, adorei os personagens, estou desejosa que venham mais aventuras do Strike e da Robin.  Recomendo 🙂

Para mais informações, consultem o website da Editorial Presença.

Mónica Mil-Homens

Posted on 14 de Abril de 2014, in Reviews. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

