Introduzindo Battletech

Olá a todos,

Com cerca de 19 livros dos quais falta ler uma trilogia pensei em fazer um post acerca desta saga após várias solicitações.

No entanto alterei o planeado para um post sobre este universo, isto porque o Battletech não se resume a uma enorme saga de livros contemplando a participação de vários escritores mas está interligado a Board Games, Card Games e video-jogos tradicionais, também existe uma série de animação baseada na saga.

Do que é que se trata?  Bom, segundo a Wikipedia  trata-se de Ficção Científica Distópica, a acção passa-se no Séc. XXXI numa altura em que a Humanidade cresceu e se expandiu por esse espaço fora colonizando vários mundos e sistemas solares criando uma nova sociedade tendo como seu centro administrativo a Terra. Com capacidade tecnológica para permitir tais viagens estelares, obviamente tendo em conta a natureza beligerante do Homem que também haveria de surgir uma qualquer inovação militar… e que inovação é essa? Nada mais nada menos que enormes robots pilotados com o poder de fogo de uma companhia de tanques de guerra.

 

BT

Existe uma série de eventos, uma complexa história e uma enorme mapa geopolítico que temos de ter quase sempre em mente para entendermos as implicações de certas acções e cenários.

3039map

– O mapa original da Inner Sphere. Onde o ponto central é o “nosso” planeta Terra.

Voltando às disparidade de itens relacionados com o Battletech  e após uma breve pesquisa online enquanto ia comparando a minha biblioteca e outros artigos que possuo, chego à rápida conclusão que falta-me muito material para completar a colecção apesar de ter diversos itens e livros.

Mechs

– Alguns dos meus Mechs personalizados ou a meio da pintura, tirei a foto com a caneta para dar um ideia da dimensão. São peças do jogo de tabuleiro Citytech 2nd Edition.

Aparentemente surgiu em 1984 como Wargame (jogo de tabuleiro) com um guião e livro de regras, sofreu algumas actualizações e em 1986 saiu o primeiro livro da saga  eventualmente com o intuito de contextualizar melhor os cenários do Jogo de Tabuleiro e o Video Jogo Mechwarrior lançado já na mudança de década.

IMG_0337

– Um dos meus livritos, uma edição especial contendo a Trilogia completa The Legend Of Jade Phoenix.

Em 1994 foi lançada uma mini-série de animação baseada numa parte da história interna da saga, a invasão dos Clans.

Em 1998 após o lançamento de uma segunda versão em FPS do jogo Mechwarrior, foi lançado um jogo RPG com o titulo de Mech Commander também baseado na invasão dos Clans, neste caso na tentativa de recuperar um planeta.

 

IMG_0338

– A capa do meu Mech Commander original comprado em 1999 o qual ainda não cheguei ao fim.

Fica aqui um cheirinho deste vasto universo, pelo meio do meu post estão alguns links com mais informações para os mais curiosos sendo que grande parte da informação está em inglês.

Um outro link interessante é o da BattleTechWiki onde se pode investigar melhor as timelines deste universo bem como biografias das personagens principais.

E para finalizar, será que foi alguma vez editado em português?!?

A resposta é, infelizmente sim. E reforço o infelizmente porque a EA escolheu para lançamento da saga em Portugal uma das trilogias temáticas, editaram em 1992 o 1º volume, depois dividiram o 2º em dois livros e não publicaram mais nada, assim quem adquiriu os três livros pensando que tinha a trilogia completa teve uma grande desilusão e foi forçado a procurar o 3º titulo em inglês, felizmente eu tenho todos em inglês e é essa a triologia que me falta ler nos livros que tenho graças à minha esposa que me conseguiu recentemente precisamente o 3º titulo 😀

 

Advertisements

Posted on 16 de Abril de 2014, in Geral and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: