Opinião – A Passagem Livro 1 – Volume I – Justin Cronin- Editorial Presença

Liv01220099_f

Coleção: Via Láctea
Nº na Coleção: 99
Data 1ª Edição: 06/09/2011
Nº de Edição: 1ª
ISBN: 978-972-23-4606-1
Nº de Páginas: 560

Sinopse:

A Passagem é o primeiro livro de uma grandiosa epopeia pós-apocalíptica. Uma experiência científica a que o exército dos Estados Unidos submete vários homens e uma menina, para os tornar invencíveis, resulta numa catástrofe cujos efeitos têm consequências inimagináveis. Os homens submetidos àquela experiência tornam-se detentores de extraordinários poderes, mas são monstros assassinos sedentos de sangue. Neste primeiro volume do livro acompanhamos a sangrenta destruição que se segue à invasão dos mutantes, bem como a penosa reorganização dos sobreviventes em pequenas comunidades precárias, onde a gestão dos escassos recursos é uma prioridade. Neste cenário de devastação instala-se uma dinâmica que vai modificando as personagens e as relações que se estabelecem entre elas.

Algo está para acontecer.

Opinião:

Isto é tão bom que não sei por onde comece. É bom, viciante, desesperadamente frenético e as emoções que provocam no leitor são mais que brutais. Sou completamente viciada em Distopias e Mundos após apocalipse e afins e estes livros despertaram-me o interesse de uma forma avassaladora.
Este primeiro volume divide-se em várias épocas temporais diferentes e somos introduzidos ao inicio dos inicios, de como tudo começou, à caracterização e percurso de vida das personagens principais e como isso se reflecte em todo o universo da história. É-nos apresentado o fim do Mundo como o conhecemos, é-nos posto á prova a sapiência e compreensão de tudo aquilo que o ser Humano é capaz em prol de interesses desconhecidos. Julgo que este livro também nos incute na alma o que a arrogância e desrespeito pelo próximo (neste caso pelo Mundo inteiro, por civilizações inteiras) pode causar. E depois temos a Amy e aqueles que a amam e protegem.E temos os que sobrevivem. E temos aqueles que não sabem sequer o que são (quem somos nós??). E temos uma super raça de mutantes que só nos querem ver mortos.

Somos transportados para uma verdadeira história de sobrevivência, de luta e de relações inter-pessoais que vão sendo modificadas conforme a trama se vai desenrolando. Ficamos a conhecer neste primeiro volume como é que os sobreviventes ainda conseguem existir, como é que sobrevivem aos ataques dos mutantes e como é que ingenuamente continuaram a dar continuidade á raça Humana. Como é voltar a viver sem tecnologia, sem cuidados médicos, sem nada dos tempos modernos. Afinal o Mundo acabou como nós o conhecíamos….

Esta é daquelas histórias que pura e simplesmente não se consegue parar de ler, queremos saber mais e mais, ficamos ávidos para saber o que se segue… e nem sempre é aquilo que mais desejamos.

Recomendo vivamente a leitura deste livro, mas não isolado. Devem ter logo á mão o segundo volume para dar continuidade á história…para mim foi importante não parar, fiquei presa, hipnotizada por este universo e pelas personagens e ia ficar um pouco frustada senão tivesse lido logo de seguida.

Sobre o autor:

Justin Cronin, nascido na Nova Inglaterra, Estados Unidos, concluiu a sua formação em Harvard e no Iowa’s Writer’s Workshop. Anteriormente, escreveu Mary and O’Neil, que recebeu o PEN/Hemingway Award e o Stephen Crane Prize, e The Summer Guest, entre outros títulos. A Passagem, livro que configura uma grande mudança de rumo na sua carreira de escritor, é o primeiro título de uma trilogia, que entrou diretamente para o terceiro lugar das tabelas de vendas do New York Times, e foi considerado um dos dez melhores romances do ano da sua publicação pela revista Time. A edição portuguesa deste título encontra-se publicada em dois volumes na coleção Via Láctea.

 

Para mais informações consulte o site da Editorial Presença aqui

Mónica Mil-Homens

Anúncios

Posted on 2 de Julho de 2014, in FC&F, Reviews and tagged , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: