Opinião – A Passagem Livro 1 – Volume II – Justin Cronin- Editorial Presença

A_Passagem_Vol_II

Coleção: Via Láctea
Nº na Coleção: 100
Data 1ª Edição: 06/09/2011
Nº de Edição: 1ª
ISBN: 978-972-23-4618-4
Nº de Páginas: 416

Sinopse:

Neste segundo volume do livro A Passagem, a humanidade vive uma era de trevas em que a sobrevivência dita as leis, não só em função dos ataques dos mutantes virais, mas em relação a quase tudo que tem ser recuperado, adquirido e reinventado. Passaram entretanto noventa anos sobre a catástrofe e a Vagante, como muitos lhe chamam, regressa de uma longa e solitária jornada de décadas. Como numa viagem iniciática, durante essa obscura deriva ganhou forma dentro dela o terrível conhecimento de que ela é a Única que tem o poder de salvar o mundo destruído por aquele pesadelo.

Opinião:

E se eu pensava que o volume I era bom, tive quase um ataque cardíaco com este segundo volume. Não há nada, mas nada que não aconteça aos já nossos amigos sobreviventes e a personagens do volume I que vão regressar. Basicamente neste segundo volume, continua a história do primeiro, literalmente, e vamos aos poucos descobrindo de que fibra são feitos os mutantes, virais, fumaças (tantos nomes que lhes dão) e acima de tudo o que os sobreviventes têm que fazer para se manterem vivos. Já com Amy de novo em cena, mais velha, 90 anos após a fim do Mundo como o conhecemos, sentimos desde logo que a ligação dela com Peter , um dos sobreviventes da colónia é diferente e ficamos logo com vontade de perceber um pouco mais. Amy é a rapariga de Nenhures, é a única ligação entre o Mundo Antigo e o Mundo Novo. Na colónia de sobreviventes as coisas dão para o torto e depois de morrer parte da população, os nossos protagonistas aventuram-se fora da Colónia, em busca das Terras Sombrias. Amy destaca-se sempre porque é a única que consegue compreender os virais, que sabe que eles são “Os Doze” e que ela é a única esperança que resta para salvar a pouca Humanidade que ainda existe. Ao longo de todas as intempérides por que passam, os nossos sobreviventes vão descobrindo mais sobre eles próprios e mais sobre o Mundo que para eles é desconhecido. Mais uma vez , a história é rica em detalhes, descrições e retratos de uma Humanidade destruida e de uma raça de Mutantes que aos poucos está a tornar-se mais fraca, e a comportar-se de forma atipica.

Quase no final deste segundo volume e após reviravolta de alguns acontecimentos, ficamos num impasse, ficamos com dúvidas em relação a algo que já lemos atrás, ficamos com sede de ler o próximo volume. Ficamos completamente assoberbados pela quantidade de situações que ainda se avizinham. É destes livros que eu gosto, são estes que me fazem ler até ás 04.00h da madrugada, são estes que fazem com que sejamos transportados para “dentro” deles.

Recomendo, leiam por favor, é uma experiência extraordinária. E que venham “Os Doze” 🙂

 

Sobre o autor:

Justin Cronin, nascido na Nova Inglaterra, Estados Unidos, concluiu a sua formação em Harvard e no Iowa’s Writer’s Workshop. Anteriormente, escreveu Mary and O’Neil, que recebeu o PEN/Hemingway Award e o Stephen Crane Prize, e The Summer Guest, entre outros títulos. A Passagem, livro que configura uma grande mudança de rumo na sua carreira de escritor, é o primeiro título de uma trilogia, que entrou diretamente para o terceiro lugar das tabelas de vendas do New York Times, e foi considerado um dos dez melhores romances do ano da sua publicação pela revista Time. A edição portuguesa deste título encontra-se publicada em dois volumes na coleção Via Láctea.

 

Para mais informações consulte o site da Editorial Presença aqui

Mónica Mil-Homens

 

Advertisements

Posted on 2 de Julho de 2014, in FC&F, Reviews and tagged , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: