Opinião – A Trilogia do Mágico Negro de Trudi Canavan

Eis mais uma saga devorada por mim e sobre a qual faço a opinião global.

 

Primeiro as informações de cada um dos livros:

 

image1

A Guilda dos Mágicos – A Trilogia do Mágico Negro de Trudi Canavan
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 448
Editor: Bertrand Editora
ISBN: 9789722520027

Sinopse

Todos os anos os mágicos de Imardin reúnem-se para purgar as ruas da cidade. Mestres de disciplina e da magia, sabem que ninguém se pode opor à sua vontade. Porém, o seu escudo protector não é tão impenetrável quanto acreditam.
Quando uma multidão de pessoas é expulsa da cidade, Sonea, uma jovem rapariga, enraivecida com a autoridade dos mágicos e do tratamento que impuseram à sua família levando-os à miséria, atira uma pedra ao escudo. Para espanto de todos, a pedra atravessa o escudo e deixa um dos mágicos inconsciente.
Trata-se de um acto inconcebível, e a Guilda dos Mágicos apercebe-se de que o seu pior pesadelo se tornou realidade: existe alguém com poderes mágicos por treinar à solta pelas ruas, e deverão encontrá-la o mais depressa possível, antes que os seus poderes fora de controlo libertem forças que irão destruí-la a ela e à cidade.

image2

A Iniciação – A Trilogia do Mágico Negro de Trudi Canavan
Edição/reimpressão: 2011
Editor: Bertrand Editora
ISBN: 9789722522939
Sinopse
Imardin é uma cidade escura e de intrigas políticas, onde aqueles que detêm a magia detêm o poder. Dentro dessa ordem estabelecida errou uma jovem menina de rua com extraordinários dons mágicos. Depios de adoptada pela Guilda dos Mágicos, sua vida mudou para sempre – mas para melhor ou para pior? Sonea sabia que iria enfrentar um momento difícil na sua formação dentro da Guilda mas não fazia ideia do nível de animosidade que iria encontrar por parte dos seus companheiro noviços. Filhos e filhas das famílias mais poderosas do reino, os seus colegas parecem determinados a vê-la falhar – a qualquer custo. Mas, ao aceitar a proteção do Senhor da Guilda, Sonea pode ter abraçado um destino ainda mais temível, pois Senhor Akkarin guarda um segredo muito mais negro que suas vestes de mago.

image3Akkarin – A Trilogia do Mágico Negro de Trudi Canavan
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 600
Editor: Bertrand Editora
ISBN: 9789722524346
Sinopse
Sonea percorreu um longo caminho desde que era apenas uma criança pobre, que possuía um incrível poder por explorar. Ganhou o respeito, ainda que amargo, dos seus colegas noviços e um lugar na Guilda dos Mágicos. Mas há muita coisa que gostaria nunca ter conhecido – aquilo que testemunhou, por exemplo, na câmara subterrânea do misterioso Senhor Akkarin… e o conhecimento de que a Guilda era observada de perto por um antigo e temível inimigo. Ainda assim, não ousa ignorar as terríveis verdades que o Supremo Lorde partilhará com ela, mesmo temendo que possa ser um truque, um esquema de modo a poder usar os seus fantásticos poderes para realizar seus objetivos obscuros. Pois Sonea sabe que o seu futuro está nas mãos de Akkarin e que só na escuridão conseguirá atingir a verdadeira grandeza… se sobreviver.

Opinião
Antes de mais uma pequena chamada de atenção para as traduções dos títulos do 2º e 3º livros, no original o 2º tem o título “The Novice” e o 3º tem o seguinte título “The High Lord”. Também uma advertência para a qualidade da edição com bastantes gralhas e erros de tradução bem como troca de personagens em certas frases.
Posto isto considero uma trilogia a meio caminho entre a saga de Harry Potter e a trilogia Crónicas do Regicida (da qual anseio e desespero que saia o ultimo volume), com interessantes componentes de reflexão sociais além da sempre presente batalha entre o Bem e o Mal, podemos encontrar menções a Bulling, Homosexualidade entre outras, o que já é de louvar num livro classificado como juvenil.
São livros com uma leitura simples e de fácil compreensão dos conceitos usados bem como das condicionantes “geo-politicas” que envolvem a acção. No entanto em parte  do 2º livro o ritmo de leitura torna-se um pouco lento e monótono mas convém não se distraírem muito do que é mencionado pois é importante para a evolução da personagem principal.
Nesta trilogia temos um trio de ataque interessante e dispare, a personagem principal Sonea o seu amigo de infância Cery e o intrépido Lorde Dannyl.
Qualquer uma das 3 personagens referidas têm uma constante evolução ao longo da trilogia a par de várias outras incluindo o Supremo Lorde Akkarin que terá um papel importante a partir de meio do 2º livro.
Facilmente gostamos de Sonea e vibramos com as várias peripécias que ela vai passando, aliás, é quase sempre do ponto de vista dela que vamos acompanhando o desenrolar da acção.
Tendo em conta a complexidade criada para este mundo, conseguimos ao longo da leitura criar um mapa mental dos pontos chaves e da “História Politica” deste universo, o que nos permite calcular as consequências de determinadas acções e escolhas, apesar de no final ficarmos com água na boca por mais vemos resolvidas várias das problemáticas criadas no inicio de forma satisfatória.
São livros bons para oferecer e proporcionar uns bons tempos descontraídos tanto a miúdos e graúdos. No entanto não é nenhuma obra prima apesar de abordar de forma interessante algumas temáticas dos nossos tempos.
Com um grande abraço
Gustavo
Anúncios

Posted on 21 de Julho de 2014, in Divulgação, FC&F, Geral, Reviews and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: