Opinião – A Química da Morte de Simon Beckett – Editorial Presença

9789722336536

Sinopse:

Simon Beckett é um autor que rapidamente mobilizou a atenção de um público internacional com este seu primeiro thriller protagonizado por um especialista em antropologia forense. Após a perda da mulher e da filha de seis anos, David Hunter, escolhe refugiar-se numa aldeia isolada de Norfolk, a tratar dos vivos, tentando esquecer a sua tragédia pessoal. Simon Beckett, numa escrita transparente e liberta de lugares-comuns, recorre a um cenário propício ao desenrolar da intriga arrepiante: terrenos pantanosos, sol escaldante, e uma pequena comunidade a viver naquele isolamento… Quando os corpos começam a aparecer, a polícia local, conhecedora do passado profissional de Hunter, irá inevitavelmente ter com o novo médico da aldeia. Os seus conhecimentos de medicina forense, tornam-se indispensáveis para ajudar a revelar os segredos que aqueles corpos ocultam. A Química da Morte tem tido uma permanência notável nos lugares cimeiros das tabelas de vendas em vários países.

Simon Beckett é jornalista freelancer e tem colaborado com várias publicações britânicas. O seu trabalho de investigação como jornalista, levou-o estudar durante algum tempo na famosa Quinta dos Cadáveres, no Tennesee, Estados Unidos da América (tal como o seu protagonista). Simon Beckett vive actualmente em Inglaterra.

Opinião:

“Conheci” o autor Simon Beckett quando li o “Escrito nos Ossos“, por sugestão do meu esposo. Ainda nem sequer sonhava ter Blog, mas o impacto que o autor deixou em mim, foi de querer ler mais sem dúvida. Um ano mais tarde, tentei adquirir este, mas estava esgotado na Editora. Pedi para reeditarem e quando dei conta já existia de novo em stock e foi quase imediata a compra (como podem ver aqui ). Esta semana que passou peguei nele num ímpeto (quando olho para a estante é difícil escolher entre tantos não lidos e desejados de ler) e o resultado não poderia ter sido melhor.

É-nos apresentado David Hunter, um especialista em antropologia forense que vive numa aldeia para trás do Sol posto em Norfolk, que se dedica a ser um simples médico de clínica geral e a viver uma vida pacata e modesta longe dos grande meio urbano que é Londres. É uma personagem atormentada pela morte da sua esposa e filha e com a qual ficamos logo sensibilizados. David Hunter vê-se envolvido num enredo de assassinatos misteriosos e cruéis, que devido à sua especialização até agora escondida de tudo e todos, terá quer que reviver todos os seus medos do passado e terá que regressar aos poucos à rotina de examinar o que os restos mortais ditam. E quando lhe toca a ele pessoalmente, vemos exactamente de que fibra é feita esta personagem maravilhosa. Os cenários são caracterizados ao pormenor, assim como todas as personagens envolvidas o que nos permite a qualquer instante da leitura, visualizarmos mesmo/estarmos presentes na trama.

É uma narrativa muito bem construída, com personagens fortes e que nos prendem literalmente até à última página sem sentirmos vontade de parar de ler. Não existem momentos de inactividade em toda a trama e existem voltas e reviravoltas (como já depreendi ser característico da escrita de Simon) de forma a preencher-nos a atenção e a despertar o interesse.

É de leitura simples, de entretenimento, com um pouco de violência para estômago fracos, mas que faz jus à qualidade excepcional de escrita de Simon. Recomendo a leitura sem dúvida nenhuma!

Para mais informações consultem o website da Editorial Presença.

Mónica Mil

Anúncios

Posted on 3 de Março de 2015, in Reviews and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: