Opinião – Divergente de Veronica Roth – Porto Editora

image

O BESTSELLER ADAPTADO AO CINEMA
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 352
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04381-8
Idioma: Português

Sinopse:

Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família… e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem.

Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se enamora por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo, que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama… ou acabar por destruí-la.

Veronica Roth estudou Escrita Criativa na Northwestern University. Nos seus tempos de faculdade, preferiu dedicar-se a escrever o que viria a ser a sua primeira obra, Divergente, e deixar de lado os trabalhos de casa – uma escolha que acabou por transformar totalmente a sua vida. Veronica Roth foi considerada a melhor autora pelo GoodReads Choice Awards em 2012. Divergente foi eleito o melhor livro de 2011 e Insurgente o melhor livro de fantasia para jovens-adultos em 2012, pela mesma entidade, a única cujas distinções são atribuídas exclusivamente pelos leitores.

Opinião:

Comprei a trilogia no ano passado na Feira do Livro de Lisboa de 2014 e já andava há algum tempo para começar a ler (até porque quero ver o filme, mas eu só vejo os filmes depois de ler os livros) e esta semana peguei no Divergente.

Li rapidamente no pouco tempo que tenho, portanto é um livro com uma história bastante interessante e cativante. Sou uma viciada em Distopias e se calhar por já ter lido tantas, é que senti em vários momentos da narrativa um enorme “Deja Vú”. Mas não deixei de gostar daquilo que estive a ler.

A minha atenção prendeu-se numa das personagens principais, a jovem Beatrice, que ao longo da narrativa tem que passar por toda uma transformação pessoal, tanto emocional como física de forma a conseguir compreender-se a ela própria e o que significa ser “Divergente”. Somos levados e conduzidos por um rol de personagens secundárias fundamentais para a compreensão do Mundo Distópico que a autora criou e somos envolvidos em algo que nos prende a atenção até ao fim. A crescente relação entre Tris e Quatro foi do que mais me despertou interesse para continuar a ler.

A nível da narrativa em si, é de leitura de fácil compreensão, a história está bem construída e conseguimos interpretar bem e captar bem tudo o que a autora quer que assimilemos. Pessoalmente, não achei nada de inovador, mas lá está, confesso que pode dever-se ao meu background glutão de Distopias que parece que já li de tudo um pouco quando vou ler algo que supostamente deveria ser novo para mim. Confesso que só fiquei verdadeiramente emocionada mesmo no finalzinho do livro e isso deixou-me um pouco desiludida. Mas mais uma vez é só a minha opinião. Vou ler os próximos porque fiquei verdadeiramente curiosa para saber what’s next. Mas faltou ali qualquer coisa.

Também e mais uma vez em publicações da Porto Editora (já quando li Incarceron e a Lenda de Sapphique) encontrei gralhas no livro, nada de substancial mas encontrei. E não gosto de as encontrar.

Dei 3 estrelas no Goodreads. Vamos ver o que acho do próximo.

Para mais informações consultar o Website da Wook.pt

Mónica Mil-Homens

Advertisements

Posted on 7 de Março de 2015, in Geral, Reviews and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: