Opinião – O Monstro de Monsanto de Pedro Jardim

o monstro de monsanto

Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 280
Editor: A Esfera dos Livros
ISBN: 9789896266424

Sinopse:

Uma rapariga encontrada morta na floresta de Monsanto. Um delicado vestido azul a cobrir o corpo. O cabelo cuidadosamente penteado. Uma máscara de papel branco com um poema de Florbela Espanca sobre o rosto. É este o cenário que Isabel Lage, inspetora da Brigada de Homicídios da Polícia Judiciária, encontra no local do crime. A primeira vítima de um serial killer que não deixa pistas, que habilmente se move pela floresta e que parece conhecer todos os passos da polícia. Isabel está apostada em resolver este mistério e fazer justiça em nome das mulheres que morrem às mãos de um assassino frio e calculista. Mas todas as pistas levam a João, o seu antigo companheiro de patrulha, e com quem partilhou mais do que aventuras profissionais. Pedro Jardim, chefe de polícia com experiência em investigação criminal, traz-nos no seu romance de estreia um thriller empolgante e arrebatador que nos prende até à última página. Pode haver um monstro em qualquer um de nós…

Sobre o autor: O autor nasceu em 1976 na cidade de Lisboa.
Aos nove anos de idade, os seus pais regressaram às origens e foi viver para Vila Viçosa.
Descobriu desde cedo nas artes, uma forma de vida. A escrita é algo emergente e aos pouco vai tomando parte da sua vida, é mesmo uma nova paixão.
Tem como habilitações académicas, a Licenciatura em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Crónicas do Avô Chico – Nostalgia da minha Infância no Alentejo é o seu primeiro livro, com o qual pretende dar a conhecer as gentes da terra, Vila Viçosa, e homenagear o seu avô materno Francisco da Silva Jardim, o Chico das Maravilhas.

 

Opinião:

Antes demais há que dar os parabéns ao autor pelo seu primeiro romance editado.  Portanto Pedro, parabéns.
Quanto ao livro, vou dar a (minha) opinião mais imparcial possível e isto porquê, perguntam vocês caros leitores? Porque este livro está envolto em polémica de opiniões, que honestamente a mim como leitora e blogger, nada abonam a favor tanto da comunidade de bloggers de literatura e cultura nem dos autores portugueses. Somos todos livres de opinar, mas há aquela linha que não se pode transgredir porque ninguém é detentor de verdades absolutas. E isto é válido para todos incluindo os autores.

Posto isto, e após ter ido ao lançamento do livro e ter ouvido o autor a falar sobre a sua obra, estava mesmo curiosa de o ler. Não é que tenha ficado com a expectativas goradas, até porque a minha experiência com thrillers é menor do que em outros géneros literários (já li a minha cota parte, mas não é o meu género de eleição) mas demorei a perceber a história/contextualizar a mesma.

Portanto encontramos de facto um Thriller diferente do habitual, onde a poesia se cruza com a narrativa e tornou-se muito interessante do ponto de vista da leitura. A introdução de Florbela Espanca é importante para distinguir a obra de todas as outras já escritas. A descrição pormenorizada dos cenários, da minha querida Lisboa, assim como a noção de como se processa todo o trabalho policial português agradou-me. Ao contrário de algumas opiniões, gostei do inicio do livro, apesar de que para Thriller a acção se desenrola de forma lenta. Sendo este o primeiro romance do Pedro há que dizer que existem sempre coisas a melhorar e neste caso, a história em si precisava de ser mais apimentada (apesar das cenas “quentes” presentes), com uma acção mais frenética de forma a cativar e despertar o interesse até ao fim. Foi dos primeiros livros que tive vontade de saber quem era o assassino, mas não com aquele grau de intensidade a que estou habituada. As personagens apesar de bem idealizadas e bem contextualizadas, pareceram-me sempre muito aquém daquilo que poderiam ser e pareceu-me que faltava ali qualquer coisa, um elo de ligação, principalmente quando descobrimos quem é o assassino e que honestamente não estava à espera mas também não me fez grande sentido.  Não me vou alongar porque não quero de todo ser spoiler.

Não é uma leitura de fácil compreensão (para mim não foi) e tive que voltar atrás algumas vezes para perceber a quem se referia (isto devido às três personagens com distúrbios de personalidade) o autor.  Isto pode eventualmente ser um percalço para alguns leitores mesmo para os mais experientes como eu,mas depende de pessoa para pessoa.

O conceito, a ideia, a manifesta vontade e trabalho do autor estão presentes, e julgo que numa continuação das aventuras da Isabel e companhia as coisas já irão estar mais definidas e algumas destas lacunas colmatadas. A revisão das gralhas encontradas (porque sim, existem gralhas) também é importante e fundamental para esse melhoramento, assim como termos mais acção, mais suspense e uma escrita mais corrente/acessível.

No geral, gostei do livro, dei-lhe 3 estrelas no Goodreads, não me arrependo de o ter adquirido, quem tiver oportunidade que o leia e tire as suas próprias conclusões, mas acho e tenho a certeza que o próximo será bem melhor 🙂

Mais uma vez parabéns Pedro, votos de muito sucesso 🙂

Mónica Mil

Posted on 21 de Março de 2015, in Geral, Reviews. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

