Opinião – Alvorada Vermelha – Pierce Brown – Editorial Presença

01220120_Alvorada_Vermelha

 

Título Original: Red Rising
Tradução: Miguel Romeira
Páginas: 400
Coleção: Via Láctea Nº 120
PREÇO SEM IVA: 17,88€ / PREÇO COM IVA: 18,95€
ISBN: 978-972-23-5492-9
Código de Barras: 9789722354929

Sinopse:

Alvorada Vermelha é o primeiro volume de uma trilogia que tem tudo para conquistar a legião de fãs de Os Jogos da Fome. Passa-se numa altura em que a humanidade começou a colonizar outros planetas, como Marte. Darrow é um jovem de 19 anos que pertence à casta mais baixa da Sociedade, os Vermelhos, uma comunidade que vive e trabalha no subsolo marciano com a missão de preparar a superfície do planeta para que futuras gerações de humanos possam lá viver. No entanto, em breve Darrow irá descobrir que ele e os seus companheiros foram enganados pelas castas superiores. Inspirado pelo desejo de justiça, Darrow irá sacrificar tudo para se infiltrar na casta dos Dourados… e aniquilá-los! Vingança, guerra e luta pelo poder num romance de estreia empolgante.

Pierce Brown é um jovem escritor norte-americano formado em Economia e Ciências Políticas. Alvorada Vermelha, o seu primeiro romance, foi considerado um dos melhores livros de 2014 pela Amazon e por diversos órgãos de comunicação social. Pierce Brown foi eleito o Melhor Estreante pelos leitores do Goodreads. Os direitos de Alvorada Vermelha já foram vendidos para vinte e três países.

Opinião:

Temos livros Bons. Temos aqueles muito bons. E depois temos este. Espectacular, frenético, emotivo, surreal… Sim gostei isto tudo!

Comecei a ler e pensei cá para comigo, “Ora bolas, mais uma fantochada passada em Marte e o catano”…  oh como me enganei. Este livro trouxe-me a verdadeira emoção de ler, de rir à gargalhada e de chorar desalmadamente. Só me havia acontecido com a Quintologia de “O Poder de Cinco” de Anthony Horowitz e agora com esta poderosíssima narrativa distópico/FC.
Somos introduzidos logo nas primeiras páginas a um Mapa a que vão voltar atrás no livro várias vezes para consultar e contextualizar a narrativa. ADORO. Somos levados a um Universo assente na exploração Espacial e nos habitantes de Marte especificamente. Darrow, personagem principal de toda a trama é um sacana de um herói. É verdade que toda a história se desenvolve após uma tragédia e que Darrow só se começa a revelar mais após isso, mas é uma personagem forte, carismática, apaixonada e louca. Sim louca. Por falar em loucura, este livro está repleto de violência explicita, assim como vernáculo ordinário (com o qual me ri à gargalhada devido ao contexto em que o autor o usou) e de uma história de amor que é o mote para toda a trama se desenrolar. E depois temos o Sevro, que foi de todos a minha personagem preferida de tão louca que é. Imaginá-lo por si só faz-me rir 🙂

A leitura é muito simples, de compreensão básica de todo o Universo e conceitos apresentados. Somos quase impulsionados a ler sem parar desde a primeira página e o interesse nunca se perde em momento algum. Em voltas e reviravoltas, só ansiamos por mais e mais e que aquela loucura que estamos a ler assim permaneça loucura. É também uma grande lição de vida, um grande abre olhos para algo ficcional MAS que tem tanto mas tanto de real e actual… está tudo nas entrelinhas e o autor foi brilhante em manifestar isso mesmo. Este livro apela à emoção, ao entusiasmo e à nossa capacidade de imaginar tudo aquilo que estamos a absorver.

Grande, enorme romance de estreia desde jovem autor, e estou desejosa do próximo livro. Dou 5 estrelas + 1 de tão bom que achei. Não é à toa que Pierce Brown foi eleito o Melhor Estreante no Goodreads.

Para mais informações consultem o website da Editorial Presença.

Mónica Mil-Homens

Anúncios

Posted on 28 de Março de 2015, in Geral, Reviews and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: