Opinião – A Mulher Silenciosa – A.S.A. Harrison – Editorial Presença

A Mulher Silenciosa

 

Coleção: Grandes Narrativas
Nº na Coleção: 577
Data 1ª Edição: 06/05/2014
Nº de Edição: 1ª
ISBN: 978-972-23-5276-5
Nº de Páginas: 272
Dimensões: 150x230mm

Sinopse:

Jodi Brett e Todd Gilbert vivem juntos há 22 anos, num confortável apartamento em Chicago com vista para o lago. Os dias decorrem numa tranquilidade aparente, à medida que a sua relação se vai lentamente consumindo. Até ao dia em que Jodi fica a saber que Todd tem um relacionamento sério com a filha de um dos seus melhores amigos, Natasha Kovacs. Em estado de negação, Jodi não reage quando Todd lhe diz que vai casar com Natasha ou quando a avisa de que ela terá de abandonar o apartamento onde vivem. Mas este será, para Jodi, um ponto de viragem sem regresso possível.

A Mulher Silenciosa é um romance avassalador, misto de comédia de costumes e thriller psicológico, que nos revela o lado negro do casamento e até onde uma mulher é capaz de ir quando já nada mais tem a perder.

A.S. A. Harrison estreou-se na ficção com A Mulher Silenciosa, que se tornou um bestseller do The Sunday Times e do The New York Times. A autora faleceu em 2013, deixando inacabado o seu segundo romance. Harrison vivia em Toronto e era casada com o artista plástico John Massey.

Opinião:

Este livro já andava na minha lista de leituras há algum tempo e assim foi. Tenho-vos a dizer que foi uma leitura rápida e intensa. A minha perspectiva foi a de uma mulher casada e posso-vos dizer que me assustou o ponto a que uma relação cheia de silêncios pode chegar.
Os protagonistas desta narrativa são um casal, numa união de facto sem filhos que sempre assentaram a sua relação num entendimento aparentemente saudável, em que Jodi cuidava da casa, do companheiro quase como uma rotina obsessiva e ainda exercia em part-time a suas consultas de parapsicologia. Em troca, tinha uma vida confortável a nível financeiro, estável e apesar de ter sempre sabido das indiscrições (escapadelas) do companheiro, sempre virou a cara e usou a sua maior arma, o silêncio e as aparências. Até que Todd tornou uma das suas indiscrições em algo mais e engravida a sua amante, 20 anos mais nova  e filha do seu melhor amigo e decide que é altura de deixar Jodi e toda a sua vida em comum com a mesma… com o senão que como não são casados Jodi não tem direito a nada do que construíram juntos. É aqui que se assiste ao ponto de viragem na vida de Jodi e que as coisas tomam proporções que jamais ela havia experimentado.

É uma história de vida intensa, um drama familiar e de relacionamentos próximos que nos faz pôr em perspectiva até que ponto se aguenta ou o que se aguenta para manter uma relação baseada em rotinas diárias, na sua antiguidade e na comodidade. Até que ponto uma relação desprovida de paixão é saudável ou considerada normal. E até que ponto uma mulher, que aprendeu a dissociar-se da realidade como mecanismo de defesa natural consegue aguentar.

A autora é brilhante na sua escrita, os apontamentos de psicologia em toda a trama são fundamentais para uma maior compreensão das personagens, para nos inteirarmos do que a mesma pretendeu ao escrever este livro. A linguagem utilizada é comum, de fácil compreensão e somos cativados a ler tudo de uma só vez, sem cenas “mortas” ou desinteressantes. Gostava de ter lido mais dela, mas infelizmente a mesma faleceu em 2013.

Recomendo a leitura para quem gosta de uma bom thriller psicológico, para quem gosta de histórias que nos absorvam e com as quais podemos nos sentir familiarizados de uma forma ou de outra.

Para mais informações consultem o website da Editorial Presença aqui.

Mónica Mil

Anúncios

Posted on 15 de Abril de 2015, in Geral, Reviews and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: