Opinião – Erebos – Ursula Poznanski – Editorial Presença

unnamed (1)

Logo_2_web

Título Original: Erebos
Tradução: João Bouza da Costa
Páginas: 384
Coleção: Via Láctea Nº 121
PREÇO SEM IVA: 16,89€ / PREÇO COM IVA: 17,90€
ISBN: 978-972-23-5518-6
Código de Barras: 9789722355186

Data de Publicação: 15 Abril 2015

LIVRO VENCEDOR DO PRÉMIO ALEMÃO
MAIS IMPORTANTE PARA LITERATURA JUVENIL

4.1 estrelas na amazon.com
4.2 estrelas no Goodreads
Traduzido em 32 países
Mais de 300 mil exemplares vendidos na Alemanha

Sinopse:
Numa escola de Londres um misterioso e viciante jogo de computador circula entre os estudantes, mas ninguém fala disso abertamente. As regras do jogo são extremamente rígidas. Cada jogador tem apenas uma oportunidade e se perder nunca mais pode entrar no jogo; deve estar sempre sozinho e não pode falar a ninguém sobre o seu jogo. Quem violar estas instruções é também eliminado. O jogo é inteligente e interage com o jogador como se o vigiasse constantemente. As missões atribuídas devem ser concretizadas no mundo real. Quando Nick Dunmore começa a jogar, sente-se de imediato absorvido, aprende as regras e avança rapidamente; contudo, vê-se forçado a questionar as implicações deste jogo perigoso. Qual o verdadeiro objetivo? E que segredo esconde? Um livro que os apreciadores de fantasia, jogos de computador, lendas urbanas, distopias, não devem perder.

Opinião:

Assim que li a Sinopse apaixonei-me e não demorei nada a pegar nele para ler (graças à cortesia da Editorial Presença, a quem desde já agradecemos muito, nomeadamente à Carla Sota).
Somos levados a conhecer a vida de um jovem rapaz chamado Nick, que de repente vê parte dos seus colegas de escola a comportarem-se de forma estranha e anormal e quer tentar a todo o custo perceber porquê. A razão é simples: Um videojogo revolucionário que parece que “está vivo” aliando-se a uma IA (inteligência artificial) brutal  e assustadora. Altamente viciante, “Erebos” está disseminado por quase todos os colegas de Nick mas NINGUÉM pode falar sobre o mesmo com ninguém, e no jogo só se pode falar respeitando as regras que o “Mensageiro” (uma espécie de Big Boss de Erebos ,vá lá) dita. Nick então entra no Mundo de “Erebos” e a sua vida nunca mais foi como antes… até porque só se pode jogar uma vez e uma vez apenas. Morres no jogo, acabou-se.
É-nos descrito de forma detalhada toda a interacção das personagens principais do livro com os seus alter-ego no jogo e vamos assistindo à evolução e Gameplay mais realista que alguma vez vimos. Quando as coisas começam a complicar e de repente o jogo “pede” que se façam missões na vida real, no Mundo real, missões essas que colocam em risco a vida de alguém, nomeadamente quem se opõe a que se jogue “Erebos” é que nos apercebemos do tão perigoso se tornou e que existe claramente ali um meio para atingir um fim, mas a que custo? Para fãs de videojogos, como somos eu e o Gustavo, foi uma experiência de leitura fantástica, também viciante e que me deliciou e brindou com um final surpreendente e cheio de emoção.

A narrativa está desenvolvida para jovens adultos, bem clara, mesmo quando se especificam termos mais técnicos na área dos videojogos e informática e é entusiasmante e cativante do inicio ao fim. É daqueles livros, daquelas histórias que nos entusiasmam de tal forma que o difícil é conseguir parar de ler. Mistura tecnologia avançada, com a inocência e amor de um jovem, assim como (isto na minha óptica) relata um pouco o que é que na realidade os videojogos viciantes (como os MMORPG) representam na vida de alguém. E disso percebo eu 🙂

Como tal, recomendo, foi uma grande aposta da Editorial Presença e se quiserem saber mais sobre o livro não deixem de consultar o website da Editorial Presença aqui.

Mónica Mil

Advertisements

Posted on 29 de Abril de 2015, in Geral, Reviews and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: