Opinião – Os Portões – John Connolly- Bertrand Editora

OsPortoes

 

Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 248
Editor: Bertrand Editora
ISBN: 9789722524674

Sinopse:

O jovem Samuel Johnson e o seu cão, Boswell, estão a tentar mostrar iniciativa quando começam a pedir «doces ou uma partida» três dias antes do Halloween, e é assim que são testemunhas de coisas esquisitas que acontecem no nº 666 da Crowley Road. Os Abernathys andam a fazer olhinhos ao submundo, mas sem más intenções, mas quando sem querer evocam o próprio Satanás, criam um abismo no universo, através do qual se conseguem ver dois enormes portões. São os portões do Inferno. E há umas criaturas bastante medonhas que estão mortinhas por sair…
Cheio de imaginação e de leitura compulsiva, John Connolly’s, bestseller do NYT, escreveu um romance «completamente original» (People) e «refrescante» (San Francisco Chronicle) acerca da tensão entre o bem e o mal, a física e a fantasia. É impossível não amar este excêntrico rapaz e as personagens que lhe dão força para fazer frente a um poder demoníaco.

John Connolly nasceu em Dublin, em 1968, e estudou Filologia Inglesa e Jornalismo. Colaborador de longa data do jornal The Irish Times, divide o seu tempo entre Dublin e os Estados Unidos da América, país que serve de cenário aos seus livros protagonizados pelo detetive Charlie Parker. Com um livro já adaptado ao cinema e outros em curso de adaptação, o sucesso de John Connolly é igualmente evidente na conquista de vários prémios como o Barry Award e o US Shamus Award (foi o primeiro autor não americano a receber esta distinção) e na sua nomeação para outros. Os seus livros encontram-se traduzidos em 28 línguas.

Opinião:

Andava para ler este livro desde que vi a sinopse numa Fnac e adorei. Acabei por não o trazer nessa altura e aproveitei a feirinha do Livro na Gare do Oriente em Lisboa e trouxe-o pelo simpático valor de 5,25€.
Digamos que foi um livro de leitura muito rápida e que me proporcionou umas valentes gargalhadas de tão hilariante que chega a ser. Claramente direccionado para um publico jovem é uma história bem escrita, leitura muito fácil e a não perder. Basicamente temos um miúdo, o Samuel e o seu cão Boswel que andavam bem da vidinha deles a brincar ao Halloween antes de tempo e dão de caras com um Halloween real, com monstros e demónios, criaturas literalmente do Inferno e têm que se safar tanto a eles como à sua comunidade/Mundo destes seres que querem a todo o custo dominar o Mundo e torná-lo “demoníaco” pela mão do próprio “the one and Only” Diabo. O autor é muito inteligente e tem ao longo da narrativa vários apontamentos sobre física (nomeadamente explica no que consiste um buraco negro e o buraco de minhoca) aliada a uma imaginação fantástica cheia de detalhes e pormenores.
As personagens são hilariantes, gostei particularmente do demónio “bonzinho”  Nurd e as peripécias que o mesmo passa de cada vez que passa de um “Mundo” para o outro. Foi gargalhada atrás de gargalhada.
Este livro faz parte de uma trilogia mas infelizmente cá em Portugal ainda só lançaram este primeiro volume, pelo que senão lançarem vou com toda a certeza comprar em inglês e continuar a ler as aventuras de Samuel e companhia.

Gostei mesmo muito e recomendo a leitura do mesmo a jovens e graúdos!

Mónica Mil

Advertisements

Posted on 29 de Abril de 2015, in Geral, Reviews. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: