Apresentação e Opinião do Livro “A Espia do Oriente” De Nuno Nepomuceno – TopBooks

Boa Noite a todos. Faz precisamente hoje uma semana que tivemos o enorme prazer de esta presentes na Apresentação do livro “A Espia do Oriente” , na Fnac do Colombo com o autor Nuno Nepomuceno e alguns amigos da Blogosfera (e não só). Foi um enorme prazer estar com todos e foi garantidamente um sucesso. É assim que se distinguem os grandes de os enormes. E o Nuno é enorme, tanto pela qualidade acima da média daquilo que escreveu, como pelo ser Humano bondoso, talentoso e corajoso que é. Não podíamos mesmo deixar de o mencionar porque já não existem muitas pessoas como o Nuno. Obrigado pelo convite e obrigado a todos os que estiveram presentes, foi mesmo muito bom.

Peço desculpa pela qualidade das fotos, mas aqui a envergonhada de serviço, não tem lá muito jeito nessa área 🙂

Nuno Nepomuceno - A Espia do Oriente

E como ainda não tinha lido o livro todo, mas agora já o finalizei (o Gustavo ainda os vai ler os dois), aqui fica a minha opinião abaixo.

10931016_372234582970219_5524110618274230409_n

Dúvida. Confiança. Traição.
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 376
Editor: Top Books
ISBN: 9789897061479

Sinopse:

Dubai, Emirados Árabes Unidos.

De férias na região, um investigador norte-americano é raptado do hotel onde se encontrava instalado. Uma nova pista sobre um antigo projecto de manipulação genética é descoberta e a Dark Star, uma organização terrorista internacional, está decidida a utilizar os conhecimentos deste cientista para ganhar vantagem.

Contudo, de regresso à Europa, uma das suas operacionais resolve trair o sindicato do crime e oferece-se para trabalhar como agente dupla ao serviço da inteligência britânica. O mistério adensa-se quando esta mulher, de nome de código China Girl, impõe como única condição colaborar com André Marques-Smith, o director do Gabinete de Informação e Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros português e espião ocasional.

Obrigados a trabalhar juntos para evitarem um atentado a uma importante líder europeia, uma atmosfera tensa, de suspeição e desconfiança, instala-se de imediato entre os dois. Mas que segredos esconderá esta mulher, cujo próprio nome é uma incógnita? Serão as suas intenções autênticas? Será o espião português capaz de resistir à sua invulgar e exótica beleza?

Vencedor do Prémio Literário Note! 2012, Nuno Nepomuceno regressa com A Espia do Oriente, o segundo livro da série Freelancer. Por entre os cenários reais de Budapeste, Berlim, Londres, Courchevel, Dubai e Lisboa, o autor transporta-nos para um mundo de mentiras, complexas relações interpessoais, e reviravoltas imprevisíveis. Uma reflexão profunda sobre os valores tradicionais portugueses, contraposta com a sua já habitual narrativa intimista e sofisticada, e que vai muito além do tradicional romance de espionagem.

Opinião:

A perfeição existe. E o Nuno escreveu-a! A Espia do Oriente é, a par com o “irmão” mais velho “O Espião Português” do melhor que eu li no que compete a literatura Nacional. Julgo que ainda estamos a anos luz de os leitores portugueses darem oportunidade a este género produzido por autores portugueses, mas o Nuno consegue sem dúvida primar pela diferença e pela genialidade de conteúdos.

Eu estou tão satisfeita com o que li que até me perco naquilo que quero escrever/dizer. Comecemos por dizer que quem não leu “O Espião Português” pode ler “A Espia do Oriente” em separado. É verdade que sendo uma trilogia o ideal será sempre começar pelo primeiro, mas o autor esteve também muito bem nessa parte, de permitir a leitura sem obrigatoriedade de ter lido volumes anteriores.

A História toda ela, é uma caracterização, estilo cinematográfico do que estamos a ler. Quero eu dizer que sentimos mesmo estar nos cenários da narrativa, visualizamos mentalmente locais, sensações, pessoas, estados do tempo. Não existem tempos “mortos” existe sim uma acção constante, fluída, repleta de revelações chocantes e voltas e reviravoltas. Ficamos presos de tal forma que a leitura é compulsiva/viciante e só nos damos satisfeitos quando acabamos. Ou não.

A personagem principal e de foco neste segundo volume da Trilogia Freelancer é a misteriosa China Girl, a asiática enigmática que fez com que a vida de André mudasse no volume anterior. É-nos revelado tanto o nome verdadeiro dela como toda a sua história e é um crescendo de emoções e de muitos “Ohhh, ahhhh, não pode ser” enquanto a história avança. A realidade da história da nossa Espia é de tal forma tão “real” que sentimos uma empatia por ela, uma compaixão que nem todos conseguem transmitir. André é co-protagonista (como não poderia deixar de ser) e continua a ser apaixonante ler o percurso dele, apaixonante vermos a evolução do mesmo e aquilo que sentimos que ainda está para vir. Todo o núcleo em torno do André Marques-Smith é forte, coeso e teve uma evolução muito positiva neste segundo volume.

Os cenários que nos são apresentados são espantosos, sempre associados a um contexto geo-politico interessante e similar ao real, associado a um nível de riqueza e sociedade superior. Ate nos é permitido ter uns momentos de humor fantástico com uma personagem que toda ela é luxo, toda ela é peneiras e toda ela é.. falsa! 😀

Não consigo apontar falhas a este livro. Não consigo porque não as encontrei. E isso é raro de acontecer numa leitura. Mas esta não é uma leitura normal, é aquela que eu acho OBRIGATÓRIA a todos os fãs de uma boa acção, cheia de glamour, amor, traição e confiança. E sobretudo factor Humano.

Vamos continuar todos a apoiar o Nuno e a sua obra, que agora já não é só sua, também é nossa, e não se coíbam de recomendar, oferecer, divulgar. Porque o que é Nacional é bom, e a trilogia Freelancer ainda é melhor. Sim gostei isto tudo e estou desejosa de ler o terceiro e último volume, porque o final deste, garanto-vos, vai mudar toda a vossa forma de pensar. Portanto esperam o quê para começarem a ler?

Para mais informações, não deixem de consultar a página oficial do autor aqui.

images

 Mónica Mil-Homens

Advertisements

Posted on 20 de Maio de 2015, in Geral, Reviews. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: