Opinião – A 5ª Vaga – Rick Yancey – Editorial Presença

286247_3_a-5-vaga

 

Coleção: Via Láctea
Nº na Coleção: 115
Data 1ª Edição: 06/05/2014
Nº de Edição: 1ª
ISBN: 978-972-23-5252-9
Nº de Páginas: 400
Dimensões: 150x230mm

Sinopse:

A 5ª Vaga, o volume que dá início à trilogia com o mesmo nome, é uma obra-prima da ficção científica moderna. É um épico extremamente original, que nos apresenta um cenário de invasão extraterrestre do planeta Terra como nunca antes foi escrito ou sequer imaginado. Nesta narrativa assombrosa, uma nave extraterrestre fixa-se na órbita da terra, à vista de todos mas sem estabelecer qualquer interação. Até que, subitamente, uma gigantesca onda eletromagnética desativa todos os sistemas da Terra, e todas as luzes, comunicações e máquinas deixam de funcionar. A esta primeira vaga seguem-se outras, num crescendo de violência que devasta grande parte da humanidade.

Será este o fim da existência humana sobre a Terra? Haverá ainda alguma salvação possível? A 5ª Vaga é um thriller de alta voltagem, com todos os ingredientes para se tornar um grande clássico da literatura fantástica universal.

– Finalista na categoria de Fantasia para Jovens Adultos: Goodreads Choice Awards, 2013
– Finalista dos Children´s Choice Book Awards na categoria Teen Book of The Year 2014

A adaptação a filme chega em 2016.

Rick Yancey é um autor multipremiado e os seus livros encontram-se traduzidos em mais de 20 línguas. A 5ª Vaga foi considerado pelo jornal The New York Times como um dos melhores livros de literatura juvenil de 2013, ganhou o Red House Children’s Book Award e está nomeado para a Carnegie Medal.

Opinião:

Esta é daquelas leituras que me deixam sempre com vontade de ler mais, de forma quase compulsiva. Não há um único momento na narrativa que me tenha feito sentir aborrecida ou com menos interesse.
Estamos perante uma das melhores e mais coesas Distopias/FC que já li, muito ao género de “A Passagem” de Justin Cronin.
Resumindo, o autor presenteia-nos com um argumento brilhante e inovador de uma invasão alienígena, mas com voltas e reviravoltas que nos deixam francamente a pensar, ” E se…?. Vocês nunca pensaram (aqueles que pelo menos acreditam que não estamos sozinhos no Universo) que a existirem seres de outros planetas, os mesmos não possam andar entre nós? Eu já pensei e este livro é tão baseado nessa ideia que eu estava a ler e parecia que já sabia o que ia acontecer a seguir… mas não de uma forma previsível, mas sim por ter um extremo interesse nessa área.

É um livro, sem dúvida repleto de acção, onde a protagonista, uma adolescente que se vê sozinha no Mundo, nos relata em 1ª pessoa todos os acontecimentos que tem vivido. O que a move é a coragem e o amor ao irmão, é todo o lado Humano dela e infelizmente essa sua única fraqueza é também o seu mote de força e coragem. As restantes personagens, cujos destinos se cruzam com Cassie dão um valor acrescentado à narrativa e o autor deixou-nos uma enorme porta aberta para a leitura do próximo volume.

É uma obra de fácil compreensão, para miúdos e graúdos, e que com certeza suscita o interesse não só de fãs de universos distópicos, como de thrillers e Ficção cientifica.

Eu recomendo e aguardo com muita ansiedade a publicação em Portugal do próximo volume.

Para mais informações, podem consultar o website da Editorial Presença.

Anúncios

Posted on 20 de Maio de 2015, in Geral, Reviews. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: