Opinião – Peregrino ( I Am Pilgrim) de Terry Hayes – TOPSELLER


imageperegrino

Edição/reimpressão:2015
Páginas: 656
Editor: TopSeller
ISBN: 9789898491770

Sinopse:
Uma corrida vertiginosa contra o tempo e um inimigo implacável.

Uma jovem mulher brutalmente assassinada num hotel barato de Manhattan.
Um pai decapitado em praça pública sob o sol escaldante da Arábia Saudita.
Os olhos de um homem roubados do seu corpo ainda vivo.
Restos humanos ardendo em fogo lento na montanha de uma cordilheira no Afeganistão.
Uma conspiração para levar a cabo um crime terrível contra a Humanidade.
E um único homem para descobrir o ponto preciso onde estas histórias se cruzam: Peregrino.

Opinião:

Antes demais esta opinião é mesmo muito pessoal. Vivi este livro de forma muito particular e acabei de o ler no dia 12 de Novembro, 1 dia antes dos atentados em Paris. Ainda tocada pelo poder deste livro, afectada por aquilo que fui lendo, as emoções ainda se afloraram mais e a indignação também.

É um livro longo. Fiquei frustrada porque queria ler mais e por falta de tempo, porque os dias são ocupados a 100% com a actividade profissional, não li como queria nem quanto queria. Quando pegava nele queria sempre saber mais e acabava sempre por ler apenas um capitulo ou dois.

Estava muito curiosa pela sinopse, pelo “barulho” que se fez em torno da obra e de facto, é mesmo para se fazer “barulho”. É uma narrativa de tal forma bem construída, bem organizada e metódica que foi constante a sensação de estar numa sala de cinema em 3D a ver tudo o que se passava, a sentir cada vitória, cada derrota, cada bala, cada ferida.

Como já mencionei em algumas vezes, sou uma pessoa extremamente sensível.  Daquelas pessoas que não mata uma mosca literalmente. Daquelas que chora a ver a novela. Este livro foi assim um desafio para mim, para ultrapassar parte da minha fobia à violência (mesmo que em livros). Arrepiei-me, cocei-me, desviei os olhos mas li e superei medos. E sim é um livro violento. Violento como os atentados terroristas a que temos assistido. Violento porque retrata de forma nua e crua o modus operandi de “bons” e “maus”. De como as nossas vidas estão todas interligadas e acabam sempre por se cruzar. E de como nunca mas nunca ninguém sai verdadeiramente vencedor numa guerra.

Toda a temática em torno do livro foi-me mesmo muito pessoal. Sou daquelas pessoas que sofreu muito aquando o 11 de Setembro e que li tudo sobre o assunto. Mas o que mais me comoveu foram as histórias de coragem de quem sobreviveu ou viu morrer para ajudar a sobreviver e aqui também se fala disso. E fala-se de muito mais.

De um lado um Homem do bem que já praticou o mal e é um fantasma neste Mundo, Peregrino. Do outro , um homem que viu a praticarem o mal e tem sede de vingança. É aterrador como somos confrontados com uma realidade tão próxima de como “se constrói a mente de um terrorista”. Brilhante mas ao mesmo tempo nos deixa com a sensação que não é só uma história banal, mais um Thriller para inglês ver, é uma história que pode muito bem ser a próxima de uma nação inteira. E é também uma história de amor puro, do mais puro que existe.

Com personagens sólidas, reais (tão reais), com cenários assustadoramente conhecidos, ” O Peregrino” é sem dúvida um livro que nos marca, que nos deixa a pensar, que nos ensina uma grande lição de civilização.  Gostava muito de ver adaptado a filme e julgo que isso vá mesmo acontecer. E não, não existem cenas mortas, não existem capítulos enfadonhos (até porque são curtos). É acção, do principio ao fim.

Julgo não ter adicionado nada extra às centenas de opiniões já elaboradas, mas esta é a minha e escrevo-a de coração aberto.

Um agradecimento muito especial à Joana Freitas da 20|20 Editora, pela gentileza de nos ter cedido o livro à BibliotecaMil.

Recomendo vivamente a leitura, de mente e coração aberto,

Emirates-Airline-estrelas

Mónica Mil-Homens

Anúncios

Posted on 22 de Novembro de 2015, in Geral, Reviews and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: