[Opinião] – A Hora Solene Trilogia Freelancer – Livro III Nuno Nepomuceno – TopBOOKS

image (3)

Lutai, vós homens de valor.
Edição/reimpressão:2015
Páginas: 430
Editor: Top Books
ISBN: 9789897060021

LANÇAMENTO :  partir de 11-11-2015

Sinopse:

Numa fria noite de tempestade, um homem é esfaqueado e deixado abandonado no meio de uma rua de Londres. A poucos quilómetros de distância, um procurado terrorista de nome O Gótico entrega-se voluntariamente aos serviços de inteligência britânicos. Ao mesmo tempo, um avião sofre um violento atentado sobre os céus da Irlanda, enquanto um surpreendente vídeo é entregue na redação de uma famosa cadeia de televisão.

Bem no centro destes acontecimentos que aparentemente nada têm em comum, está André Marques-Smith. Importante funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o espião português lança-se numa demanda impossível pela verdade. Mas não está sozinho. Foragidos, dois antigos colegas regressam e revelam ao mundo tudo o que está por detrás do Projeto Lebodin. E há ainda uma mulher. Em parte incerta, esta misteriosa espia de feições orientais poderá ser a chave de todo o mistério. Mas que explicação haverá para o seu desaparecimento?

Conseguirão os dois agentes alguma vez ficar juntos?

Através de uma viagem frenética por entre os deslumbrantes cenários reais de Londres, Hong Kong, Macau, Praga, Belize, Moscovo e Lisboa, as missões multiplicam-se, os disfarces sucedem-se. Questões sobre ética, moral, família e o valor da vida humana são levantadas. E uma teia de meias-verdades, ilusões, e complexas relações interpessoais é finalmente desvendada no capítulo final de uma série que já estabeleceu novos patamares para a ficção nacional.

Inspirado num discurso de guerra de Winston Churchill, depois de atingir a consagração com A Espia do Oriente, o vencedor do Prémio Literário Book.it 2012 com O Espião Português, Nuno Nepomuceno regressa para a terceira e última parte da trilogia Freelancer. Um romance de espionagem imprevisível, no já característico estilo sofisticado e intimista do autor, onde os valores tradicionais da cultura portuguesa se fundem com uma abordagem inovadora e única que o irá surpreender.

Nuno Nepomuceno

Nuno Nepomuceno nasceu em 1978, nas Caldas da Rainha. É licenciado em Matemática pela Universidade do Algarve e reside na região Oeste.
Em 2012, venceu o Prémio Literário Note! com O Espião Português, o seu primeiro romance.
Para mais informações, por favor consultar http://www.nunonepomuceno.com.

Opinião:

Já começa a ser difícil dar a minha opinião sobre os livros do Nuno, estando com medo de me tornar repetitiva… mas quem o manda escrever narrativas poderosas, fortes e com qualidade de excelência?

A espera não foi muita, mas foi muito aguardada e não me desiludi mais uma vez. Sabem que eu comecei apenas a ler a trilogia Freelancer este ano por generosidade do Nuno que me ofereceu  e à BibiliotecaMil “O Espião Português”, porque ainda não tinha conseguido adquirir o livro (até porque procurei a primeira edição aquando ele foi vencedor do prémio Literário Book.it e nunca encontrava) ,mas sempre quis ler e estava na minha wishlist desde sempre. Adoro livros de espionagem e uma sinopse como a do “O Espião Português” é atractiva para qualquer fã do género. Verdade seja dita que fiquei completamente viciada na história, apaixonada pelo André Marques-Smith (desculpa Gustavo, mas é verdade) e com “A Hora Solene” foi o culminar de todas as emoções.

Ficando nós num autêntico “cliffhanger” de roer as unhas em “A Espia do Oriente”,  neste “A Hora Solene” temos as respostas a todas as nossas dúvidas. É o verdadeiro terminar, atar pontas soltas. É uma verdadeira história de amor puro em todas as suas facetas. É na verdade aqui que percebemos as intenções do Nuno na condução da narrativa da trilogia e de facto é de uma qualidade garantidamente acima da média.  Uma das características que tenho que enaltecer é o trabalho cuidadoso com que o Nuno descreveu cada um dos locais onde se desenrola a acção. É de louvar todos os detalhes minuciosos, pedacinhos que nos conseguem colocar lá em cada um desses locais sem nunca sequer temos imaginado lá ter ido ou visto. Parabéns por isso e obrigado pelas viagens.
Também o tema principal abordado, a modificação/o aperfeiçoar genético, a criação de seres vivos em laboratório por entidades que se acham “Deus” é actual e ainda dá mais interesse a toda a trama.
Temos aqui um livro que é acção pura do inicio ao fim, sem paragens para respirar, para pensar, e somos impulsionados a ler até chegarmos ao fim, onde todas as respostas são dadas. E temos mesmo muitas surpresas e sangue. Só não gosto mesmo é da Mariana.

E o fim, caros leitores, é o fim que todos nós queríamos. Eu estava a acabar o livro quando o Gustavo entrou em casa após um dia de trabalho e toda eu era sorriso aberto e lágrimas nos olhos. Porque é assim que ficamos quando nos temos que despedir de personagens que passamos a amar, que passam a ser parte de nós de forma eterna. Esta é uma dessas trilogias/livros, que nos deixam um pedaço delas dentro de nós.

Por isso Nuno Nepomuceno, OBRIGADO pela experiência maravilhosa de conhecer o André, a Anna, o Kimi e o Tommy, todos os outros e claro… a Diva!!!!  Obrigado por teres posto um pedacinho de ti, dessa tua maneira de ser, desse sorriso,nesta tua, nossa (dos teus fãs) história.
E quero sem dúvida nenhuma ler mais escrito por ti. Com esta qualidade de escrita é imperativo que te mantenhas a escrever por muitos e longos anos, porque tens talento e acima de tudo és de uma generosidade ímpar com todos nós, teus fãs e isso não tem preço.

images

Opinião ao “O Espião Português” aqui e “A Espia do Oriente” aqui.

Mónica Mil-Homens

Anúncios

Posted on 30 de Novembro de 2015, in Editora, Geral, Reviews and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: