[Opinião] The Young World: O Mundo Novo Chris Weitz – Editorial Presença

01220130_Mundo_Novo

Título Original: The Young World
Tradução: Rita Figueiredo
Páginas: 296
Coleção: Via Láctea Nº 130
PREÇO SEM IVA: 15,00€ / PREÇO COM IVA: 15,90€
ISBN: 978-972-23-5556-8
Código de Barras: 9789722355568

Sinopse:

Uma misteriosa doença assola a humanidade e os adolescentes são os únicos que conseguem sobreviver. Jefferson é o líder de Washington Square, uma tribo civilizada no meio do caos. Mas a descoberta de uma pista para a cura da Doença impele Jeff, Donna e mais três amigos à procura de respostas. Juntos, enfrentam o perigo numa viagem pelo desconhecido onde são perseguidos por animais selvagens, tribos cruéis e inimigos inesperados. Com eles, testemunhamos um cenário apocalítico em que a chegada à maioridade significa morte pela Doença. Haverá esperança para este Novo Mundo?

Chris Weitz nasceu no ano de 1969 em Nova Iorque. Formou-se em Literatura Inglesa no Trinity College, em Cambridge, e é produtor e realizador. Com o seu irmão, Paul Weitz, realizou e escreveu inúmeros filmes, nomeadamente Era uma vez um rapaz, em 2002, baseado no livro de Nick Hornby, o qual foi nomeado para o Óscar de Melhor Argumento Adaptado, A bússola dourada, em 2007, e Crepúsculo, Lua Nova, em 2009. The Young World: O Mundo Novo é o seu primeiro romance, adquirido para publicação em cerca de 20 países e conta já com os direitos cinematográficos comprados pela Warner Brothers.

 

Opinião:

Começo a ser suspeita nas minhas opiniões a estes livros cuja temática é o Fim do Mundo como o conhecemos, mas a verdade é que não me canso e é sem dúvida nenhuma o meu género de leitura de eleição.

Mais uma vez foi pegar no livro pela manhã de folga e acabar à noite. Porque não se consegue parar de ler e é simplesmente viciante a forma como toda a narrativa é conduzida. Existem todos os elementos das habituais Distopias/Mundos pós-apocalípticos e este livro não é diferente dos demais que já lemos, com toda a sua componente da sobrevivência do mais forte, de laços afectivos e de uma proximidade do que hipoteticamente nos poderia acontecer na realidade. Mas não é por ser semelhante aos demais que é menos interessante, pelo contrário.

Uma das diferenças que encontrei face ao que tenho lido, foi que o espaço temporal em que se deu o fim do Mundo (para adultos e crianças) é recente, fala-se em 2011/2012 e ao longo do livro temos uma ideia de como seria perder de repente além dos nosso entes queridos, tudo com o qual não sabemos viver agora. Até no Facebook se fala com nostalgia e carinho, do iphone, das roupas de marca. Uma doença desconhecida, levou adultos e crianças, deixando os adolescentes por sua conta e riscos. Mas só até aos 18 anos, idade em que a doença se manifesta e mata em muito pouco tempo, de forma cruel.

Este grupo protagonista do livro é um grupinho de miúdos adolescentes caricatos, todos muito diferentes mas unidos pelo instinto de quererem mais, de quererem descobrir o que lhes levou a vida tal como lhes era familiar. Numa Nova Yorque liderada por “Tribos” de miúdos rivais, o nível de violência é grande e só vão resistir os mais fortes e destemidos. Somos conduzidos pela sua aventura na exploração da cidade, fora da sua “praça” onde sabem que poderão triunfar ou perecer perante as ameaças. Num Mundo onde já não existem regras, mais uma vez as desigualdades sociais são determinantes para quem manda e para quem é mandado.

Adorei , adorei, adorei o livro e adorei a reviravolta final, ficando completamente em pulgas para ver a Editorial Presença lançar o próximo (que já saiu em inglês).

Recomendado a fãs de Distopias e de uma boa história cheia de acção e emoção.

Emirates-Airline-estrelas

Para mais informações consultar o website da Editorial Presença aqui.

Obrigado pela oportunidade de leitura!

Logo_2_web

Mónica Mil-Homens

Advertisements

Posted on 10 de Janeiro de 2016, in Editora, Geral, Reviews and tagged . Bookmark the permalink. 1 Comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: