Opinião – Pecados Santos – Nuno Nepomuceno – Cultura Editora

Pecados-Santos

Sinopse:

Nas comunidades judaicas de Londres e Lisboa, ocorre uma série de homicídios, todos eles recriando episódios bíblicos. Atos bárbaros de antissemitismo ou de pura vingança?Um rabino é encontrado morto numa das mais famosas sinagogas de Londres. O corpo, disposto como num quadro renascentista, representa o sacrifício do filho de Abraão, patriarca do povo judeu.O caso parece encerrado quando um jovem professor universitário a lecionar numa das faculdades da cidade é acusado do homicídio. Descendente de portugueses, existem provas irrefutáveis contra si e nada poderá salvá-lo da vida na prisão.Mas é então que ocorrem outros crimes, recriando episódios bíblicos em circunstâncias cada vez mais macabras. E as dúvidas instalam-se.Estarão ou não estes acontecimentos relacionados?
Poderá o docente vir a ser injustamente condenado?Porque insistirá a sua família em pedir ajuda a um antigo professor, ele próprio ainda em conflito com os seus próprios pecados?
As autoridades contratam uma jovem profiler criminal para as ajudar a descobrir a verdade. Mas conseguirá esta mente brilhante ultrapassar o facto de também ela ter sido uma vítima no passado?
Abordando temas fraturantes da sociedade contemporânea como o antissemitismo e o conflito israelo-árabe, e inspirando-se nos Dez Mandamentos e noutros episódios marcantes do Antigo Testamento, Pecados Santos guia-nos através das ruas históricas de Londres, Lisboa e Jerusalém, numa viagem intimista e chocante sobre o que de mais negro e vil tem a condição humana.

Opinião:

Brilhante. Incrível. Um livro para recordarmos por longos anos…

E o Nuno Nepomuceno fê-lo de novo! Estamos perante a sua nova obra e mais uma vez fiquei completamente absorvida pela qualidade da narrativa.
Estamos presentes uma história completamente viciante, sem pausas, mas também perante um trabalho de investigação rigoroso e presencial que nos leva a uma espetacular lição de história e cultura geral. A rica narrativa gira em torno da cultura judaica, transportando-nos para as raízes da humanidade assim como para todo o conflito infelizmente ainda bastante atual entre Israel e a Palestina. E Homicídio.
Múltiplos homicídios recriados a partir de factos bíblicos em países diferentes mas com origens portuguesas fazem com que o protagonista desta trama (e restantes personagens associadas ao mesmo) seja empurrado a exorcizar antigos demónios e a lutar para que uma profecia não se concretize. Curiosos?

Ao longo de toda a investigação conjunta destes homicídios por parte das autoridades portuguesas, Inglesas, de uma jornalista e do antigo professor Afonso Catalão, somos confrontados com revelações chocantes que nos deixam a respiração suspensa e quando pensamos que já sabemos tudo, enganem-se… que o melhor vem no fim. E que fim!

Adorei os pequenos apontamentos que o autor fez entre esta obra e as suas obras anteriores, criando um sentimento de familiaridade e homogeneidade que o caracterizam.

O final deixa-nos claramente a porta aberta para um possível acompanhamento destas personagens em obras futuras do autor, que eu espero sinceramente que venham a ver a luz do dia.

O autor é simplesmente um dos melhores escritores portugueses no panorama atual. Não tenho qualquer problema em afirmar e a desafiar o mesmo a escrever mais porque quando temos um dom assim, não o podemos desperdiçar, mesmo que a estrada que temos que percorrer seja feita de espinhos.
Recomendo vivamente, assim como as anteriores obras.

5stars

Site Oficial de Nuno Nepomuceno
Cultura Editora
Anúncios

About kou_seiya_girl

🐱Mónica Durão Mil-Homens🐱 Bookworm📖 ITgirl📱💻💽💾💿 g33k🎮©🌠 Completely inlove💑💏 Loki 💏 Animal lov3r🐈🐈🐈🐮🐮 PTGamers.net Fairy Tail crazy Funko Collector WoW maniac

Posted on 23 de Janeiro de 2018, in Sem categoria. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: