Opinião – O Cardeal de Nuno Nepomuceno – Cultura Editora

ISBN 9789899039148
Edição/Reimpressão 01-2021
Editor: Cultura Editora
Idioma: Português
Páginas: 416
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Policial e Thriller

Sinopse:

A pacata cidade de Cambridge estremece, ao ser confrontada com os pormenores monstruosos do crime. Mas tudo piora quando uma criança desaparece a caminho da escola. O menino é encontrado numa mata, nu e estrangulado. Adam Immanuel, um escritor inglês, é visto a fugir do bosque. E todos, exceto uma jornalista e um professor universitário, acreditam que é culpado.

Simultaneamente, um cardeal chega à Cidade do Vaticano num ambiente de grande polémica. O novo Papa foi assassinado, o mundo prepara-se para mais um conclave e um delator continua a publicar informações comprometedoras sobre a Santa Sé. Todavia, será que o religioso recém-chegado veio para ficar? Porque esconde a associação a um assassino profissional? Será ele capaz de resistir à aproximação de uma bela, mas nada inocente, mulher?

Após A Morte do Papa, Nuno Nepomuceno regressa finalmente e apresenta-nos O Cardeal. Passado entre Cambridge e a Cidade do Vaticano, inspirado em crimes reais, este thriller envolve-nos numa espiral psicológica perturbadora, que só Nuno sabe criar. Um livro arrebatador e de leitura compulsiva.

Opinião:

É sempre difícil escrever sobre as obras do Nuno Nepomuceno sem tecer elogios ou palavras de apreço. É difícil justamente porque não encontro autor Nacional (e tenho algumas dificuldades a nível internacional) mais versátil, meticuloso, indo ao mais ínfimo detalhe para nos entreter com horas e horas de boa (mas mesmo boa) leitura sem uma ponta de vontade de largar a obra ou até mesmo esperar por mais.
Comecei a ler o Cardeal já tardiamente, mas não me arrependo em nada. Na minha modesta opinião, este livro destaca-se pela forma como se dá ênfase a personagens que já conhecíamos da Saga Afonso Catalão, mas que ainda não haviam sido devidamente exploradas e reconhecidas.
Este livro retrata, a meu ver, o mais cru e cruel que o ser humano tem dentro de si, mas também tudo aquilo que é capaz de fazer para sobreviver e fazer com que todos à sua volta vivam e respirem a sua vida, em função de si e também o que o narcisismo e ego extremos pode fazer a toda uma comunidade, uma vida, um ideal.
Após a morte do novo Papa, nada foi como antes. Até porque todas a ações têm reações associadas e o preço a pagar por esta façanha vai atingir tanto a família Catalão, como a família do famoso e excêntrico escritor Adam Immanuel, acusado de assassinar de forma fria e cruel a tia e uma criança vizinha. Só Afonso Catalão e Diana dão o benefício da dúvida ao escritor agora caído em desgraça.
A ação desta obra magnifica passa-se maioritariamente em Cambridge, Reino Unido, onde ocorrem os crimes chocantes e na Cidade do Vaticano, onde os mistérios, mentiras e revelações chocantes nos são apresentadas, mas passamos por locais maravilhosos como Amsterdão e claro Lisboa. Todos os locais são descritos de forma meticulosa, detalhada, é incrível como nos conseguimos sentir mesmo lá, viajar até ao local, ver o que a personagem vê. De todos os thrillers que já li e respetivas sagas (e já foram mesmo MUITOS) o Nuno consegue efetivamente escrever de forma maravilhosa, cuidada, estudada e NADA, mas NADA é escrito ao acaso (as entrelinhas entendem-se perfeitamente).
Tenho que recomendar, tenho mesmo que recomendar, não só este livro, mas toda a obra e Série Afonso Catalão, e se preferirem algo diferente, a Trilogia Freelancer agora a ser reeditada em obra de colecionador que foi o meu primeiro amor deste autor.

Para mais informações, consultem o website do autor ou da Editora.

O Autor:

Nasceu em 1978. É autor da série bestseller de thrillers psicológicos Afonso Catalão, com a qual foi N.º1 de vendas nacional, de duas séries de ficção em formato podcast e de diversos contos.

Nomeado para vários prémios, incluindo o de Ficção Lusófona 2019 das Livrarias Bertrand com A Última Ceia, do qual foi finalista, destacou-se em 2012, quando venceu o concurso literário Note! com a obra O Espião Português, o seu primeiro livro, que a Cultura Editora reeditou em 2021.

Apresenta agora A Noiva Judia, o derradeiro título da série que o notabilizou. É representado pela Agência das Letras.

Para mais informações, consulte o site oficial do autor, www.nunonepomuceno.com, ou o microsite do livro, www.anoivajudia.com.

Advertisement

About kou_seiya_girl

38🎂 Bookworm📖 ITgirl📱💻 g33k🎮 Retrogaming Animal lov3r🐈 Fairy Tail Funko Collector WoW gam3r Tattoo L0v3r Kakashi & Jiraiya Lover GoT Azambuja 🇵🇹

Posted on 3 de Julho de 2022, in Editora, Geral, Reviews, Sem categoria and tagged , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: