Opinião – O Diabo de Gonçalo M. Tavares – Bertrand Editora

ISBN: 9789722535717
Ano de edição: 09-2022
Editor: Bertrand Editora
Páginas: 200
Classificação Temática: Livros > Livros em Português > Literatura > Romance

Sinopse:

O Diabo, pela mão de Gonçalo M. Tavares, vem juntar-se ao mundo literário das Mitologias, um universo habitado por personagens que se movem num tempo e espaço indeterminados onde o referencial é aquilo que nos vai sendo contado. Aqui a verdade científica e a sua lógica pouco importam. Dotados dessa ampla liberdade, os leitores deambulam entre narrativas fantásticas que tanto actualizam explicações para um mundo em que vivemos como retratam traços marcantes da natureza humana que o habita.

É um espaço imaginário onde, entre muitos outros, se entrecruzam o diabo, a escola, os corvos e o trator, as palas com todas as suas limitações e virtualidades, o cemitério de aviões e a loucura, os direitos dos homens, o Grande-Armazém, o Povo-Armazenado, os três fios vermelhos, os Doze-Apóstolos, a canalização, os piolhos, o crânio de Olga, os nomes, Paris, os Nómadas, o Comboio e os Meninos, o Homem-que-Quando-Fala-Não-se-Entende-Nada, o crescimento de Alexandre (a linha recta). É um mundo de histórias e possibilidades quase infinitas em que um espaço ou uma máquina se podem transformar em personagem, mas é também um universo onde encontramos valores fundamentais, território privilegiado do mito, como o bem e o mal, o medo e a coragem, a tranquilidade e a violência, o desconhecido e o familiar.

Opinião:

Leitura absolutamente fabulosa. Não há, nem tenho necessidade de vos dizer LEIAM POR FAVOR porque o próprio livro parece que já nos leva a isso só de olharmos para o mesmo. É verdade que ajudou bastante ter ido à apresentação da obra e ter ouvido o autor a explicar, a falar sobre o livro, mas li num serão, de rajada sem conseguir largar. Mas afinal quem é O Diabo? Sou eu? São vocês? É a humanidade travestida de maldade? É tudo e é nada é o que aprendemos com esta obra. O Diabo tem a força e é aquilo que a nossa índole quiser que seja. Pertencendo ao grupo literário das Mitologias do autor, encontramos personagens que tudo nos dizem e nada falam, mas agem como se tudo fosse real, mas sem o ser. Confuso? Nada mesmo, basta lerem para entenderem. A maldade está por todo o lado em todos nós e julgo que aqui, nesta obra conseguimos entender bem que tudo o que pensamos, fazemos, atraímos para tudo o que nos rodeia.
Fica aqui o link para a Reportagem/apresentação do livro e leiam por favor, o Gonçalo é um escritor brilhante com uma mente ainda mais brilhante e agora quero ler mais dele (que esta obra foi a minha estreia).

Fica também um dos meus excertos preferidos do livro:

O Autor:

Gonçalo M. Tavares nasceu em 1970. Desde 2001 publicou livros em diferentes géneros literários e está a ser traduzido em mais de 50 países.
Os seus livros receberam vários prémios em Portugal e no estrangeiro. Com Aprender a rezar na Era da Técnica recebeu o Prix du Meuilleur Livre Étranger 2010 (França), prémio atribuído antes a Robert Musil, Orhan Pamuk, John Updike, Philip Roth, Gabriel García Márquez, Salman Rushdie, Elias Canetti, entre outros.

Advertisement

About kou_seiya_girl

38🎂 Bookworm📖 ITgirl📱💻 g33k🎮 Retrogaming Animal lov3r🐈 Fairy Tail Funko Collector WoW gam3r Tattoo L0v3r Kakashi & Jiraiya Lover GoT Azambuja 🇵🇹

Posted on 11 de Novembro de 2022, in Reviews and tagged , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: