Opinião – Frio Suficiente para Nevar – Jessica Au – D.Quixote

ISBN: 9789722075824
Ano de edição: 10-2022
Editor: Dom Quixote
Páginas: 128
Sinopse:
Uma jovem mulher organiza umas férias com a mãe no Japão, onde percorrem Tóquio, Osaka e Quioto: caminham pelos canais nas tardes de outono, esquivam-se de chuvas e vendavais, partilham refeições em pequenos cafés e restaurantes e visitam galerias para verem alguma da mais radical arte moderna. Enquanto isso, conversam: sobre tempo, horóscopos, roupas, objetos, família, distância e memória. Mas as incertezas abundam. Quem estará realmente a falar – apenas a filha? A mãe raramente fala, aparenta ser uma presença fantasmagórica que não parece estar de facto ali. E qual será a verdadeira razão desta viagem elíptica, ou mesmo espectral?
Ao mesmo tempo reflexão e elegia, Frio Suficiente para Nevar questiona o facto de todos falarmos sequer uma língua comum, quais as dimensões que podem conter o amor e até que ponto poderemos afirmar conhecer deveras o mundo interior de outrem.
Escolhido entre 1500 candidatos, este romance venceu o Novel Prize, um novo prémio, bienal, patrocinado pelas editoras Fitzcarraldo Editions, New Directions (EUA) e Giramondo (Austrália) e destinado a distinguir um romance escrito em língua inglesa que explore e expanda as possibilidades do género.
Opinião:
Uma história maravilhosa e que deixa o coração quente e ao mesmo tempo tão apertado… é uma obra de reflexão, de autoajuda, de ligações familiares e de amor de mãe e filha. Filha essa que é narradora, enquanto a mãe quase sem se pronunciar tem o papel determinante de mostrar que existe tanto, mas tanto que se pode mostrar e demonstrar sem uma única palavra proferir. Passado no meu País de sonho, Japão, as duas mulheres viajam e partilham momentos únicos e especiais em Tokyo, Osaka e Quioto. Uma narrativa que nos leva pelo Japão fora e os seus costumes tão únicos, tão ricos e que se transformam numa espécie de história encantadora que nos faz sonhar com paisagens, com rostos, com provas de superação interior e acima de tudo honestidade familiar. É um livro lindíssimo, que se lê tão bem e tão rapidamente que ficamos a querer mais, a querer saber mais sobre estas duas mulheres, que podiam ser qualquer mãe e filha que existem por aí neste Mundo.
Recomendo, foi uma das minhas prendas de Natal e não poderia ter ficado mais feliz de o ter lido.
A Autora:

Jessica Au vive em Melbourne, na Austrália. Trabalhou como editora-adjunta da revista trimestral Meanjin e como verificadora de factos para a revista Aeon. O seu romance Frio Suficiente para Nevar (2022) é o vencedor do primeiro Novel Prize e tem direitos vendidos para dezoito línguas.
Posted on 16 de Janeiro de 2023, in Geral, Reviews, Sem categoria and tagged jessicaau, PortoEditora. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.
Deixe um comentário
Comments 0