Opinião – O Caminho do Burro – Contos Reunidos – Paulo Moreiras – Visgarolho

Sinopse: O Caminho do Burro é uma antologia dos melhores contos escritos por Paulo Moreiras, entre 1996 e 2017, que andavam dispersos por diversas publicações, algumas hoje esquecidas ou de difícil acesso. Contos onde o picaresco e a malícia do povo português andam de braço dado com as invejas e as cobiças de gente ruim e sem escrúpulos. Uns à procura de uma vida melhor, do amor, da amizade e outros a engendrar estratagemas a fim de estragar os bons planos do vizinho. Um retrato irónico, mordaz e cheio de humor sobre as grandezas e misérias de ser português, com os seus toques de malandro, pinga-amor e desenrascado. Tudo embrulhado pela riqueza vocabular a que Paulo Moreiras já nos habituou. Contos para comer, beber e rir por mais, que assim se dizem as verdades.

Opinião: O que esperar de uma antologia de contos reunidos? Muita diversão e diversidade ora essa. E não falhou. Paulo Moreiras escreveu estes contos entre 1996 e 2017, muitos de difícil acesso e aqui reúnem-se para nosso deleite. Nosso de quem gosta de ler pelo momento proporcionado e entretenimento que nos causa, e estes particularmente pelo vocabulário a que o autor já habituou os seus leitores. São Treze contos cheios de sarcasmos e malícia do povo português(sendo que uma das personagens tem dois contos dedicados) cheios de tantas e tantas verdades tão atuais como antigas e dos quais podemos tirar uma bela duma lição individual e única dependendo da nossa experiência de vida e literária. Se recomendo? Homessa! Claro que sim! Dei umas valentes gargalhadas e estreei-me na literatura deste autor que pretendo continuar a seguir. Recentemente lançou “A Vida Airada de Dom Perdigote” e parece ser bastante promissor! Obrigado à Visgarolho Editora pelo presente de Natal! 4 Estrelinhas!

O Autor: Paulo Moreiras nasceu em 1969, na cidade de Lourenço Marques, Moçambique. Em 1974 veio para Portugal. Começou na banda desenhada, passou pela poesia e acabou no romance. De quando em vez escreve sobre gastronomia. Em Setembro de 2002 publicou o seu primeiro romance, A Demanda de D. Fuas Bragatela, seguindo-se Os Dias de Saturno (2009) e O Ouro dos Corcundas (2011). Também se tem destacado com livros como Pão & Vinho – mil e uma histórias de comer e beber (2014), Elogio da Ginja (2006), ou os opúsculos que publicou sobre a Fava, a Rede de Dormir, a Morcela, a Perdiz, o Tremoço, o Palito, a Cereja e a Ginja entre 2007 e 2011.

About kou_seiya_girl

38🎂 Bookworm📖 ITgirl📱💻 g33k🎮 Retrogaming Animal lov3r🐈 Fairy Tail Funko Collector WoW gam3r Tattoo L0v3r Kakashi & Jiraiya Lover GoT Azambuja 🇵🇹

Posted on 19 de Abril de 2023, in Divulgação, Editora, Geral, Reviews and tagged , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe um comentário