Opinião – Um Rasto de Perfume – Ana Paula Mateus – Visgarolho

Sinopse:

Um Rasto de Perfume é um romance de personagem, em que a Mulher ocupa o lugar central, numa abordagem penetrante, capaz de deixar a nu as fragilidades do ser humano, nas suas mais enviesadas contradições. Todas as mulheres tendem a ser a mesma mulher, quando o infortúnio as escolhe.

O espaço onde decorre a ação é um prédio denominado “Prédio das Flores”, ameaçado de demolição. Os moradores, a pouco e pouco, vão partindo, ficando apenas cinco mulheres, subtilmente batizadas com nomes de flores. O Feminino que as irmana parece estar na origem da sua desventura, independentemente de berços, competências, estatutos sociais, habilitações literárias, ideologias ou crenças. É na pluralidade, no diverso com que caracteriza as personagens, que Ana Paula Mateus faz convergir a narrativa para um ponto fulcral: o sofrimento como apanágio da mulher, num mundo governado por homens. Se, no final do romance, elas saem vencedoras ou vencidas, fica em aberto a questão, sujeita à sensibilidade do leitor.

Um romance para ler com uma flor numa mão e, na outra, se não uma espada, pelo menos um escudo.

Opinião:

Existem histórias que por si só não significam nada. Outras que por si só significam tudo. E existe “Um Rasto de Perfume” que une vidas e as suas histórias de forma dura, penetrante, viciante e quase dolorosa para quem lê. Mas não histórias quaisquer… de mulheres. Podia ser apenas de uma mulher, o sofrimento, a dor, o infortúnio é transversal, mas são cinco, todas elas unidas pelos seus nomes de batismo alusivos a flores e de viverem no mesmo prédio quase devoluto, abandonado pelos seus habitantes aos poucos, e ameaçado de demolição. Somos conduzidos à história individual de vida de cada uma delas, e do que as levou a unirem-se e por ali ficarem naquele prédio, juntas, como se a dor fosse menor juntas, como se tudo aquilo porque passaram num Mundo ainda dominado pelos homens e pelas ideologias arcaicas e desumanas para como sexo feminino fosse menos perturbante e chocante se permanecessem juntas. Sabem, eu acabei este livro em lágrimas. E nem dei conta, foi um crescendo de nó na garganta, de sentido de solidariedade feminina, de enorme empatia, de quase irmandade para com estas “Flores” e todas as “Flores” deste nosso Mundo cheio de desigualdades e com um longo (mas mesmo longo) caminho a percorrer para que exista uma mudança significativa e real. Até lá resta-nos a resiliência e força com que todas as mulheres nascem e esperança! Dei cinco estrelinhas, aconselho a leitura a TODOS, faz falta mais chamadas de atenção para várias da temáticas abordadas neste livro. Estreia de leitura de Ana Paula Mateus, que está de parabéns. Obrigado por este pedacinho de realidade, dura, mas necessária.

A Autora:

Ana Paula Mateus nasceu a 16 de julho de 1964, na Póvoa de Varzim.

Licenciada em Ensino de Português e Francês, possui um Mestrado em Teoria da Literatura – variante de Literaturas Lusófonas – e uma Pós-Graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares.

Em 2009 ganha o 1º Prémio no concurso Dar Voz à Poesia, com o poema Um Punhado de Palavras.

Sete Estórias do Vento Salgado, a sua primeira publicação em prosa, é a obra vencedora do Concurso Literário Fundação Dr. Luís Rainha / Correntes D’Escritas em fevereiro de 2011.

Em 2015 publica O Guardião do Silêncio.

Em 2019, vence, novamente, o Concurso Literário Fundação Dr. Luis Rainha / Correntes D’Escritas, com a obra “Toda a Água que Nos Une”.

Em 2021, ganhou o 2.º prémio no concurso literário “Prémio Hernâni Cidade”.

Em 2022, é a vencedora do 1.º Concurso Literário Álvaro Laborinho Lúcio.

Advertisement

About kou_seiya_girl

38🎂 Bookworm📖 ITgirl📱💻 g33k🎮 Retrogaming Animal lov3r🐈 Fairy Tail Funko Collector WoW gam3r Tattoo L0v3r Kakashi & Jiraiya Lover GoT Azambuja 🇵🇹

Posted on 19 de Abril de 2023, in Divulgação, Editora, Geral, Reviews and tagged , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: