Opinião – A Última Ceia de Nuno Nepomuceno – Cultura Editora

entrada-trailer

19657164_255617651591023_2987414145344008811_n

Sinopse:

Uma nota enigmática é encontrada junto a lascas de tinta e tela, e à moldura vazia de um quadro famoso. O ladrão deixou um recado. Promete repetir a façanha dentro de um ano. De visita à igreja de Santa Maria delle Grazie em Milão, uma jovem mulher apaixona-se por um carismático milionário. Mas quando alguns meses depois é abordada por um antigo professor, Sofia é colocada inesperadamente perante um dilema. Deverá denunciar o homem com quem vai casar-se, ou permitir tornar-se cúmplice deste ladrão de arte irresistível?

Enquanto a intimidade entre o casal aumenta, um jogo de morte, do gato e do rato, começa. E aquilo que ao início aparentava ser um conto de fadas, transforma-se rapidamente num pesadelo, enquanto um plano ousado e meticuloso é urdido para roubar a obra-prima de Leonardo da Vinci. Requintado, intimista, inspirado em acontecimentos verídicos, A Última Ceia transporta-nos até ao elitista mundo da arte. Passado entre Londres e Milão, habitado por uma coleção extraordinária de personagens, para as quais a ambição e fama sobrepõem-se a qualquer outro valor, este é um thriller sofisticado de leitura compulsiva. Uma viagem surpreendente ao centro de uma teia de intrigas, romances e traições.

Opinião:

Quando é para escrever sobre as obras do Nuno é sempre muito dificil não enveredar por uma quantidade significativa de elogios e admiração. Torna-se cada vez mais dificil ser parcial na opinião porque a cada livro escrito o Nuno melhora e torna-se cada vez mais um dos melhores autores portugueses existentes.

A Última Ceia não desilude, impressiona. Estamos perante (e novamente como já nos habituámos nas obras do autor) de uma autêntica e riquíssima lição de história e cultura na qual somos envolvidos e impelidos a ler avidamente até ao fim. Com detalhes impressionantes sobre monumentos e locais históricos e sagrados, seguimos novamente as aventuras de personagens já nossas conhecidas (e muito queridas) e de novo “sangue” que trouxe a esta trama tudo o que precisávamos para nos satisfazer o desejo de leitura de um thriller impressionante.

Focando-se primariamente no roubo nefasto de arte e de tudo o que isso acarreta e envolve (os que roubam, o que os leva a roubar, os lesados) são abordados temas secundários mas chocantes e vitais para toda a trama, referenciando as demais e conhecidas fragilidades do Clero e comportamentos não aceitáveis por parte do mesmo, assim como das conhecidas “elites” sociais da idade moderna. Pegando em casos reais o autor conseguiu trazer-nos uma história chocante, verdadeira e acima de tudo detalhada de como o ser humano é tão frágil perante condições adversas e/ou proibidas.

Adoro (e tenho que o dizer) que ao longo da leitura sejamos presenciados com pequenas referências às obras anteriores do autor, faz-nos sentir apreciados e realmente acarinhados e isso hoje em dia é dificil, essa transmissão de dedicação e agradecimento a quem efectivamente lê e se interessa por uma obra. Também são pontos muito altos as descrições maravilhosas e detalhadas de todos os cenários presentes, da indumentária das personagens, tudo detalhes que tornam a experiência de leitura muito próxima de uma “realidade virtual” em que nos sentimos realmente onde o autor nos quer. E isso não é para todos.

Nuno, obrigado por novamente nos teres agraciado com uma obra soberba, de qualidade superior e irreprensivelmente uma das melhores obras de ficção Nacional e comparada às melhores internacionais que tive a oportunidade de ler este ano.

Só posso recomendar, assim como as restantes obras do autor.

4star2

Website Oficial do Autor
Página Oficial Facebook
Cultura Editora

Podem adquirir esta obra nas principais livrarias do país assim como online no website da Editora. Abaixo segue o dia em que o autor estará na Feira do Livro de Lisboa 2019.

61014968_600009037151881_8875212075056496640_o

Anúncios

About kou_seiya_girl

Bookworm📖 ITgirl📱💻💽💾💿 g33k🎮©🌠 World of Warcraft Gamer

Posted on 26 de Maio de 2019, in Editora, Geral, Reviews and tagged , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: