Opinião – Revelação de A.M Catarino – Visgarolho

Titulo: Revelação

Autor: A. M. Catarino

Nº Páginas: 200

Editora: Visgarolho

ISBN: 978-989-53167-6-2

SINOPSE
E se uma cidade centenária experimentasse o fim do mundo, tal como descrito no último livro da Bíblia? Sob a epigrafe de excertos do Livro do Apocalipse, de São João, seguimos na terra as consequências dos eventos no céu.Um velho escritor tenta salvar-se, enquanto o mundo colapsa à sua volta. No seu percurso é acompanhado por duas misteriosas crianças gémeas, que o entendem, mas não falam. Em sucessivas peripécias, vão-se cruzando com vários outros sobreviventes, muitos deles logo arrebanhados para o julgamento final.Uma questão permanece ao longo das páginas de “Revelação”. Quem será este escritor afinal?Numa escrita por vezes minimalista, de frases curtas e certeiras, deparamos com uma cidade a enfrentar o fim do mundo, numa vertiginosa sucessão de acontecimentos, até um desfecho inesperado, que por certo surpreenderá os leitores. Um livro que é também uma homenagem aos livros e a um dos maiores vultos da literatura do século XX.

Opinião

A minha estreia em livros editados Visgarolho não podia ter sido melhor. “Revelação” lê-se num sopro e sente-se na alma. Num cenário de verdadeiro apocalipse bíblico, fustigado pela fúria dos céus um escritor de alguma idade tenta salvar-se, salvar quem por ele passa e sente, salvar a alma. Acompanhado por duas enigmáticas crianças gémeas que o seguem por todo o lado sem falarem, vai encontrando quem ainda sobreviveu e tem redenção e quem não tem, dá de caras com a maldade em estado puro e com o altruísmo na sua plenitude. Quem tem lógica e sentido empírico e quem apenas segue como um rebanho, à procura do pastor. Conforme vamos lendo sem parar, vamos observando passagens de alguém muito familiar, de um escritor que deixou a sua obra por escrever e que precisa de voltar a casa para saber como a terminar. Dá-nos uma sensação de alguém desiludido consigo, mas não consigo, com alguém. Mas consigo. Confuso? Leiam até ao fim. Eu fiquei completamente apaixonada, agarrada, rendida a este final. De mestre. De um escritor de qualidade e inteligência emocional enormes. Se recomendo? Pergunto-me como é que ainda não leram. Estou a escrever perto da época natalícia, dá uma excelente prenda de Natal a quem gosta de boa literatura, sem complicações e sem desvios.
Vamos continuar a apoiar os autores portugueses.
Obrigado A.M Catarino, por este pedacinho de céu. Demorei a escrever a opinião, não é longa porque quero mesmo que leiam e tirem as suas próprias ilações. Está no meu top 5 de 2022 sem dúvida.

Advertisement

About kou_seiya_girl

38🎂 Bookworm📖 ITgirl📱💻 g33k🎮 Retrogaming Animal lov3r🐈 Fairy Tail Funko Collector WoW gam3r Tattoo L0v3r Kakashi & Jiraiya Lover GoT Azambuja 🇵🇹

Posted on 8 de Dezembro de 2022, in Editora, Geral, Reviews and tagged , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: