Opinião – Vertigens de Valentina Silva Ferreira – Aurora

Chancela Aurora
ISBN
9789898860187
Edição novembro de 2022
Dimensões 150 x 230 x 25 mm
Encadernação capa mole
Páginas 240

Sinopse:

Em finais dos anos 1970, no Caniço, uma cidade costeira na ilha da Madeira, todos conhecem Ana Clara, a estranha rapariga que não fala e que passa os dias à janela. Quando Anita Fontoura a vê, também ela presa na sua janela de solidão imposta pelo marido, desenvolve-se entre as duas vizinhas uma amizade inesperada.
Décadas mais tarde, de regresso à ilha para enterrar Anita, a sua filha Oti reencontra-se com Ana Clara, sua madrinha, para tentar compreender a história da família, das mulheres Fontoura, da fuga das duas para Lisboa e daquela mãe que foi tão difícil amar.
Este é um romance sobre liberdade e coragem, sobre forjarmos nosso próprio caminho, sobre gritos no silêncio. Duas mulheres enclausuradas que o destino uniu e que, juntas, encontraram uma forma de voar.

Opinião:

“Vertigens” é uma masterpiece. Ponto. Escrito por uma escritora brilhante, inteligente, linda por dentro e por fora. Porque eu não conhecendo a Valentina, é assim que a vejo após ler esta obra. O Funchal com que sempre sonhei ali para eu me poder deleitar. Há muitos anos que não lia algo tão bonito, tão honesto, tão puro, mas ao mesmo tempo tão pormenorizado da realidade de outros tempos, outras épocas, que se cruzam com o que vivemos atualmente. Porque os temas são atuais, retratando a tão importante e necessária liberdade e emancipação feminina, após anos e anos de opressão pelo patriarcado. Fala-se de saúde mental menosprezada por desconhecimento, de sonhos gorados por medo, de saúde física exacerbada, de amor e menos amor (não gosto de usar ódio nas palavras), e de algo que nos flagela em pleno 2022, a violência doméstica predominante praticada a mulheres, que desde o início do ano de 2022, até 30 de setembro, registam-se 21 vítimas , 20 mulheres e 1 criança (dados retirados de https://www.cig.gov.pt/area-portal-da-violencia/portal-violencia-domestica). Esta obra é um HINO e GRITO de liberdade de duas mulheres enclausuradas na vida e pela vida que o destino uniu e que se tornou numa das mais bonitas histórias de amizade pura, com todos os seus enormes defeitos, com toda a sua falta de altruísmo e egoísmo, mas mesmo assim com o maior amor que podia existir entre ambas, a partilha do sonho da felicidade e liberdade física e mental. O Resto leiam por favor. Obrigado por este livro Valentina. Obrigado pelas lágrimas que verti a ler. Quando um livro nos faz chorar é porque é bom. Gostaria muito de um dia poder ter o meu livro autgrafado e conhecer a Valentina 🙂

A Autora:

Valentina Silva Ferreira nasceu no Funchal, perto do Natal de 1988. Técnica Superior na UMAR e formadora na EnConta-me: Oficina de Escrita, Vertigens é o seu quinto romance (Distúrbio; A Morte é uma Serial Killer; Os loucos também dançam; e Origami). Vencedora de prémios literários nacionais e internacionais, com destaque para o primeiro lugar no Prémio Literário Pedro da Fonseca (Câmara Municipal de Proença-a-Nova, 2020), e do Concurso Internacional de Contos Nelson Rodrigues (UNESCO – Paris, 2013), é coautora de Estórias com Tempero (com Joana Martins) e em diversas antologias brasileiras e portuguesas. Ativista feminista, LGBTI+ e vegana.

About kou_seiya_girl

38🎂 Bookworm📖 ITgirl📱💻 g33k🎮 Retrogaming Animal lov3r🐈 Fairy Tail Funko Collector WoW gam3r Tattoo L0v3r Kakashi & Jiraiya Lover GoT Azambuja 🇵🇹

Posted on 8 de Dezembro de 2022, in Divulgação, Geral, Reviews and tagged , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe um comentário