Opinião – Gild – Série A prisioneira Dourada #1 – Raven Kennedy – Grupo Saída de Emergência

Sinopse:

É característico dos homens desvalorizarem as mulheres. Será igualmente a sua ruína.

Sempre nos disseram que esta é a história do rei Midas. Ele é o rei dourado e eu sou a sua favorita – a mulher que, com apenas um toque, ele transformou em ouro. Para mostrar que lhe pertenço. Para mostrar a todos o seu imenso poder. Ele prometeu proteger-me e, em troca, eu prometi-lhe o meu coração.

Mas quando a guerra chega ao reino, é necessário um acordo – e eu estou no centro dessa negociação. Subitamente, a minha confiança é quebrada e o meu amor é desafiado. Percebo finalmente que tudo o que sabia sobre Midas pode estar errado.
Sempre disseram que esta é a história dele. Mas talvez estejam errados… talvez seja a minha história!

Opinião:

O Fenómeno de Gild é sem dúvida um facto adquirido. Agradeço desde já à Editora Saída de Emergência por me ter cedido o exemplar para leitura e por ter tido a coragem de ter apostado nesta série. Mas, confesso que já escrevi e apaguei a minha opinião uma bela quantidade de vezes, porque escrever sobre este livro requer tato, subtileza, inteligência, experiência em review literária e cabeça. Tenho isso tudo e muito mais mas é a primeira vez que me lembro desde 2014 que precisei de ir escrevendo anotações enquanto lia para poder abordar as várias temáticas existentes de forma consciente. Fiquei nervosa com o que podia ou não escrever porque este não é um livro padrão (logo temos alguma responsabilidade como influencers, bloggers etc) e não é definitivamente para toda a gente, e o que eu interpretei com 38 anos e 30 a ler mais a sério todo o tipo de livros (incluindo o meu primeiro erótico às escondidas com 8 anos, onde o vernáculo mais ordinário já constava) não seria com certeza o que interpretaria há 10 anos atrás. Isto porque as experiências de vida também contam e muito para a nossa perceção e interpretação literária e a forma como sentimos a experiência das obras que lemos.

Não vos vou maçar com o que já sabemos da Sinopse, mas vou enumerar então os vários pontos que considerei necessário referenciar.

A Protagonista feminina, Auren, é uma mulher especial (muito especial) aprisionada numa gaiola gigante feita de ouro há 10 anos, que tem no seu corpo embutidas fitas de seda que pendem das suas costas e respondem a si, que a protegem e lhe dão força. Assim que li esta descrição a primeira coisa imediata que me veio à cabeça foi Elfen Lied, uma série de animação Japonesa extremamente violenta com umas criaturas femininas com braços invisíveis que assassinam tudo o que mexe. É um dos meus Animes favoritos e a banda sonora incrível e existem muitas similaridades a vários níveis. Auren é uma das muitas “Selas” vulgo concubinas do rei Midas (sim o Rei que em tudo o que toca transforma em ouro) mas especial, preferida pelo mesmo e com toda uma história passada bastante longa entre os dois. Midas tocou-a e o corpo todo dela (todo mesmo incluindo cabelo, olhos) é dourado e diferente das restantes mulheres presentes naquele bordel monárquico. Por isso mesmo, sofre dum claro Síndrome de Estocolmo, que ela considera amor, e que determina todas as ações dela. É um relacionamento extremamente abusivo e ao longo da narrativa existem cenas de violação, abuso incrível de mulheres e todo o Rei tem uma Rainha certo? Aqui também existe a Rainha, a verdadeira “dona” do Reino de Sino Alto mas que sem poderes mágicos, Midas trazendo prosperidade ao Reino (será?) controla tudo e todos. Existe uma brutal desvalorização da Rainha Malina e da sua importância. Midas é sem dúvida uma personagem que se odeia ou se ama. Ou não se sente nada a não ser indiferença. Eu fiquei-me pela indiferença, tendo em conta todo o desenvolvimento posterior da narrativa e atitudes demonstradas. Existe efetivamente um final surpreende deste primeiro livro (a série conta com cinco) que não dando spoiler mas abrindo um pouco o “jogo” é um evento que muda tudo, um evento que parece tirado do anime Dragon Ball Z e como descobrimos a forma como os Saiyan ganham a motivação para se transformarem em Super Saiyan (neste caso o muito conhecido Son Goku/Kakarot aquando a morte do Kuririn). Auren é a Super Saiyan desta história. Queria escrever mais, mas não quero de forma alguma retirar a experiência de conhecerem as personagens e julgarem por vocês mesmos. Vão surpreender-se.

Pontos MUITO IMPORTANTES a reter:
1 – Extrema violência (física, sexual, psicológica) recorrente contra mulheres.
2 – Vernáculo obsceno que pode ser considerado um turn off para muitos leitores.
3 – Narrativa extremamente bem escrita mas pode causar especial impacto em mulheres vitimas de violência.
4 – Cativante e viciante, começa-se a ler e não se consegue parar, por isso é uma excelente aposta.

Apesar de ter adorado este primeiro livro desta Saga, vou dar apenas três estrelas na classificação porque espero que os próximos sejam mais focados na parte Fantástica e não na parte Sexual e abusiva/violenta contra algumas das personagens (não os li em inglês, portanto estou à escuras para não perder a experiência de leitura). Tem tudo para melhorar nos próximos livros, novamente é uma excelente aposta da Editora Saída de Emergência e da sua Chancela Bang e quem puder e conseguir ler, leia sem qualquer dúvida.

Para mais informações, podem consultar o website da Editora aqui.

About kou_seiya_girl

38🎂 Bookworm📖 ITgirl📱💻 g33k🎮 Retrogaming Animal lov3r🐈 Fairy Tail Funko Collector WoW gam3r Tattoo L0v3r Kakashi & Jiraiya Lover GoT Azambuja 🇵🇹

Posted on 21 de Março de 2023, in Divulgação, Editora, Reviews and tagged , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe um comentário